O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) aprovou nesta quinta-feira (31) o retorno do modelo tradicional do vestibular da UEL, que em 2023 será realizado em duas etapas – dia 5 de março (1ª fase) e dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase). O conselho também aprovou a data da Prova de Habilidade Específica destinada aos candidatos ao curso de Música, que será aplicada em 4 de dezembro deste ano. De acordo com o cronograma aprovado, o resultado final do vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

LEIA TAMBÉM: Memórias musicais dos imigrantes de Londrina em livro

Em 2021 e 2022, por conta da pandemia do novo coronavírus e a consequente necessidade de distanciamento social, a UEL excepcionalmente alterou o modelo do concurso. As provas foram aplicadas em fase única, com 50 questões sobre o conteúdo do ensino médio e mais a prova de redação. Além da prova em fase única, a logística do vestibular exigiu menos alunos em sala e cuidados com higienização de locais, uso de máscaras e disponibilização de álcool para vestibulandos e equipe.

A avaliação da Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL é de que os dois últimos concursos foram bem-sucedidos, mantendo as características de prova temática e interpretativa. O retorno do vestibular em duas fases beneficia o candidato que volta ter a possibilidade de apresentar de forma mais detalhada o conhecimento aprendido durante o ensino médio. Ela explica que a 1ª fase traz a prova de conhecimentos gerais, classificatória para a segunda fase.

LEIA TAMBÉM: Hábitos e costumes podem ajudar em uma vida mais produtiva

A partir da definição do modelo, a equipe técnica da coordenadoria fará um levantamento de custos para apresentar a proposta de preço público de inscrição. A proposta deverá ser levada para análise e deliberação do Conselho de Administração ainda neste mês de abril.

PROVAS

A 1ª fase será realizada no dia 5 de março, com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). A 2ª fase terá três dias: 2 de abril – questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; 3 de abril, destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos; e 4 de abril, com Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

A primeira etapa do próximo concurso está marcada para 5 de março de 2023
A primeira etapa do próximo concurso está marcada para 5 de março de 2023 | Foto: Divulgação UEL/AEN

De acordo com o cronograma aprovado pelo Cepe, a primeira chamada dos aprovados será divulgada em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.