O lançamento virtual do projeto "OPERA MUNDI - Memórias Musicais dos Imigrantes", será esta sexta-feira, (1). O projeto de autoria do músico e historiador Osório Perez resultou em um e-book com as memórias folclórico-musicais dos estrangeiros que se mudaram para Londrina e região e trouxeram, consigo, todo um arcabouço de repertório, de idioma, dialetos e costumes.

Registro da família Neyde Jordão, com retrato de Bartolomeu Benjamim Vera Cruz
Registro da família Neyde Jordão, com retrato de Bartolomeu Benjamim Vera Cruz | Foto: Divulgacao

A pesquisa do historiador expressa o caráter multi-étnico do norte do Paraná, que recebeu, desde o início estrangeiros do mundo todo, formando assim, um mosaico de nacionalidade muito diferentes. A obra baseia-se numa boa coleção de pesquisa histórica publicada em livros e artigos sobre a fundação e desenvolvimento de Londrina e do Norte Pioneiro, mas é original sob o ponto de vista de um registro das memórias musicais desses estrangeiros.

Pesquisa do historiador expressa o caráter multi-étnico do norte do Paraná
Pesquisa do historiador expressa o caráter multi-étnico do norte do Paraná | Foto: Divulgacao

De acordo com o músico, esse é o motivo deste projeto existir. "Além de que, com o desdobrar de novas gerações de descendentes, os costumes, idiomas, dialetos, ritos religiosos estão se perdendo no tempo e os descendentes não têm mais interesse nos costumes dos pais, avós e bisavós. Então este projeto pretende inocular algumas canções ainda vivas nas memórias destes imigrantes", pensa.

Também há a participação de jovens que buscaram resgatar a cultura dos antepassados como é o caso do Fernando Yudi Mori, que toca shakuhachi e fuê, dois instrumentos de sopro típicos da cultura musical japonesa tradicional, por pura curiosidade e autodidatismo. Ou o caso de Feras Orfali, refugiado sírio, que estabeleceu-se em Londrina desde 2015 e, desde menino, toca derbake, instrumento de percussão típico da músico árabe.

LEIA MAIS

Projeto resgata Babilônia linguística de Londrina

PASSADO CULTURAL ENCANTADOR

Selecionado no edital 002/2022, o projeto tem patrocínio do PROMIC e apoio de Impressões Londrina e jornal Folha de Londrina. O ouvinte poderá se encantar com depoimentos e canções de nacionalidades como: Ucrânia, Cuba, Alemanha, São Tomé e Príncipe, Japão, Argentina, Israel, Taiwan, Eslováquia, Paquistão, Benim, Itália, Áustria, Espanha, Índia, Hungria e Líbano.

Família Halla Ostrensky Sadirakis
Família Halla Ostrensky Sadirakis | Foto: Divulgacao

Nem todos os entrevistados cantaram, mas todos, ao menos, fizeram um breve relato de sua autobiografia, permitindo o ouvinte de ouvir idiomas incomuns no dia-a-dia como o "urdu", idioma majoritário do Paquistão com o imigrante muçulmano Zahid Akhbar; ou o "eslovaco", com a autobiografia de sr. Alberto Rapcham.

O trabalho foi produzido em nove meses e traz curiosidades sobre os dialetos, seus termos e trocadinhos; declamação de poemas em ucraniano, costumes gastronômicos das várias nacionalidades e também um relato das trajetórias desses imigrantes: como eles vieram parar em Londrina e região, como se estabeleceram e porque ficaram por aqui.

Serviço:

Lançamento do E-book "OPERA MUNDI - Memórias Musicais dos Imigrantes"

Quando: 1 de abril, sexta-feira

Onde: Youtube e no Spotify

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link