| |

5m de leitura

Procissão do Cristo morto reúne fiéis no entorno da Catedral de Londrina

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi tomada por católicos para acompanhar a missa solene da Sexta-feira Santa

ATUALIZAÇÃO
29 de março de 2024

Walkiria Vieira
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Procissão do Cristo morto reúne fiéis no entorno da Catedral de Londrina

Uma missa antecedeu a procissão no entorno da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Catedral Metropolitana de Londrina, nesta sexta-feira (29), quando é celebrada a Sexta-feira Santa. O principal templo da Igreja Católica de Londrina ficou tomado de fiéis.

A caminhada de fé com a imagem do Cristo morto pelas ruas, em tom solene, foi realizada com as pessoas rezando e cantando.

A emoção é parte de todo o percurso. Jovens, idosos, crianças - todos tomados pelo mesmo sentimento - confirmavam o respeito e o que representa, em suas vidas, a solenidade.

Para a médica Carolina Lemos, 27 anos, é uma data de grande importância. "Hoje ainda uma amiga me perguntou sobre (a Sexta-feira Santa). Sinceramente, é mais especial do que o Natal, de meu ponto de vista. Jesus não precisava fazer todo esse sacrifício, sofrer tudo o que sofreu para que nossos pecados fossem perdoados. Mas o fez", emocionou-se.

Na companhia do marido Victor Hugo Itiyama e do filho Vitor Hugo, de um ano e quatro meses, a londrinense se sente completamente integrada à procissão.

Com 50 anos de presença na Catedral Metropolitana de Londrina, a fiel Antonieta Labaguline, 72 anos, esteve nas duas missas da sexta-feira Santa. A data é de recolhimento e também celebração para a paroquiana. "Moro perto e ainda que os compromissos em família sejam cumpridos, eu não abro mão de estar aqui e de seguir os passos de Jesus", reflete.

Sob as palavras de "Ave Maria" , saudações de paz e harmonia, a breve procissão percorreu todo o entorno da paróquia e contou com o respeito dos motoristas que por ali passavam no instante religioso.

Na sequência, os presentes retornaram para o interior da paróquia, dando continuidade aos ritos que integram a Arquidiocese de Londrina e que contam com todo o prestígio da comunidade para as celebrações da Semana Santa, momento central da liturgia católica romana.

Esta é considerada a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo’. Na ocasião, destacou-se que 42 anos atrás, o arcebispo Dom Geraldo Fernandes voltou para os braços do pai, nesta mesma data, 29 de março, aos 69 anos.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS