| |

VACINAÇÃO 5m de leitura

Prefeito Belinati confirma acordo para a compra da Coronavac

Segundo a Secretaria da Saúde, 4 milhões de paranaenses devem receber a primeira dose da vacina até maio

ATUALIZAÇÃO
14 de janeiro de 2021

Lúcio Flávio Cruz com AEN
AUTOR

O prefeito Marcelo Belinati reafirmou o compromisso do município com o Instituto Butantan para a compra da vacina Coronavac. O imunizante contra a Covid-19 está sendo produzido pelo laboratório em parceria com o chinês Sinovac. Belinati esteve na sede do Instituto, em São Paulo, nesta quarta-feira (13).

Prefeito Marcelo Belinati esteve nesta quarta-feira (13) no Instituto Butantan, em São Paulo.
 

"Reafirmamos o termo de compromisso com o Butantan para que a prefeitura possa comprar as vacinas", comentou o prefeito, em vídeo gravado na capital paulista. 

Belinati ressaltou, no entanto, que o governo federal, através do Ministério da Saúde, firmou um protocolo de intenções com o Butantan para a compra de todas as vacinas produzidas pelo Instituto. A meta do Ministério da Saúde é distribuir as doses de forma igualitária para todos os estados brasileiros e iniciar a vacinação através do Plano Nacional de Imunizações. 

"Caso isso não se concretize, a Prefeitura de Londrina hoje está apta a comprar a vacina para imunizar e proteger a nossa população", garantiu o prefeito. "A única coisa que vai acabar com a doença é a vacinação em massa e Londrina está preparada para isso", declarou. 

PARANÁ ESTÁ PRONTO 

Segundo o governador Ratinho Junior, o Paraná vai seguir o PNI (Plano Nacional de Imunização) elaborado pelo governo federal e a expectativa é que o processo de imunização possa começar ainda neste mês. Quatro milhões de paranaenses devem receber a primeira dose da vacina até maio.

Ratinho vistoriou na quarta-feira o estoque dos chamados insumos secos que o Paraná já tem disponível para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19. São agulhas, seringas, máscaras, luvas, aventais e algodão, entre outros itens, que estão centralizados em dois pontos principais em Curitiba: o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e o Ginásio de Esportes do Tarumã.

Apenas em relação a seringas e agulhas o Paraná conta com 11 milhões de unidade. Número que saltará para 27 milhões nos próximos dias após nova rodada de compras. “Estamos prontos. Temos agulhas, seringas, mais de 1.800 pontos de vacinação e uma logística pronta para os imunizantes chegarem nos municípios", declarou. 

ESTRUTURA

A estrutura paranaense para a vacinação contra o coronavírus conta com 21 câmaras frias já adquiridas e outras 180 em processo de aquisição. Mais 31 câmaras frias para armazenamento serão compradas em parceria com o governo federal. O estado dispõe também de freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés para armazenamento de 100 mil doses de vacinas, caminhões refrigerados para distribuição de imunizantes e a perspectiva de implantação de câmaras modulares para armazenamento de frios nas 22 Regionais de Saúde.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou que tão logo a vacina contra a Covid-19 seja liberada pela Anvisa, ela deve começar a ser aplicada em até 72 horas nos paranaenses que integram o grupo prioritário. A base é formada por cerca de 90 mil profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, 10 mil índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Estado e 10 mil idosos institucionalizados em asilos e casas de repouso. 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS