| |

Geral 5m de leitura

Poluição ambiental mata 1,7 milhão de crianças no mundo

ATUALIZAÇÃO
11 de abril de 2017


AUTOR

Mais de uma em cada quatro mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo são atribuídas a ambientes considerados insalubres. Todos os anos, riscos ambientais – como poluição do ar, água não tratada, falta de saneamento e higiene inadequada – tomam a vida de 1,7 milhão de crianças nessa faixa etária. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo Herdando um Mundo Sustentável: Atlas sobre a Saúde das Crianças e o Meio Ambiente (tradução livre) revela que grande parte das causas mais comuns de morte entre crianças com idade entre 1 mês e 5 anos – diarreia, malária e pneumonia – pode ser prevenida por meio de intervenções já conhecidas para reduzir riscos ambientais, como o acesso à água tratada.
"Um ambiente poluído é um ambiente mortal, particularmente para crianças pequenas", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. "Seus órgãos em desenvolvimento e sistemas imunológicos, além de seus pequenos corpos e vias aéreas, as tornam especialmente vulneráveis ao ar sujo e à água contaminada", afirmou.
As exposições prejudiciais, segundo a entidade, podem começar já no útero materno, o que aumenta o risco de parto prematuro. Além disso, quando bebês e crianças em idade pré-escolar são expostos à poluição do ar em ambientes internos e externos e à fumaça de cigarro, o risco de pneumonia na infância aumenta, assim como a chance de desenvolver doenças respiratórias crônicas, como asma.

É uma agência especializada em saúde subordinada à Organização das Nações Unidas

Conjunto de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS