| |

Geral 5m de leitura

PDT confirma candidatura de Barbosa Neto à prefeitura

Convenção aconteceu na manhã deste sábado (5), na sede da Rádio Brasil Sul

ATUALIZAÇÃO
06 de setembro de 2020

Simoni Saris - Grupo Folha
AUTOR

A convenção do PDT referendou, na manhã deste sábado (5), o nome do ex-prefeito Homero Barbosa Neto como candidato na disputa municipal de novembro. Ele irá concorrer ao cargo pela quarta vez, com chapa pura. O jornalista e político tentará retornar à Prefeitura de Londrina após oito anos afastado dos cargos públicos. O ex-prefeito, que teve o mandato interrompido por uma cassação baseada em denúncias de corrupção, disse que o tempo comprovou sua inocência e afirmou estar “no caminho certo”. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, promete ir de encontro ao seu eleitorado a partir de 26 de setembro, quando começa a campanha eleitoral. O nome do vice ainda não foi definido. A data limite para a homologação das chapas vence no dia 16 de setembro. 

 

“O tempo mostrou que eu fui inocentado em todas as ações enquanto o vice foi preso e o presidente da Câmara que ocupou o lugar foi condenado a quatro anos de prisão. Eu não fui condenado a nada”, comentou Barbosa Neto. Segundo ele, o seu plano de governo foi finalizado na última quinta-feira (3) e apesar da pandemia, boa parte de sua campanha será presencial. O lema da disputa será “Quem manda é o povo”. “Ainda vai depender muito do que será permitido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas tenho essa característica de ir ao encontro da população, com todos os cuidados, com carros de som, e tem os meios virtuais também.” 

Em discurso na convenção e em entrevista logo após a confirmação de seu nome, já em tom de campanha o candidato atacou a atual administração municipal, questionando obras e a venda da Sercomtel. “Tivemos três anos de atuação. A cidade era limpa, florida, sem aumentar IPTU. Não tínhamos obras paradas questionáveis, não vendemos a Sercomtel a preço de banana”, alfinetou. 

A assessoria informou que o prefeito Marcelo Belinati não debate política neste momento de pandemia.

LEGISLATIVO

A convenção do PDT aconteceu de forma presencial, na sede da Rádio Brasil Sul, de propriedade de Barbosa Neto. O partido foi o segundo a oficializar candidatura própria a prefeito. No dia 31 de agosto, o PROS já havia definido Boca Aberta como candidato, com o filho dele, Boca Aberta Junior, no cargo de vice. 

Na convenção do PDT, também foram definidos os nomes dos 29 candidatos a vagas no Legislativo. São 20 homens e nove mulheres. Atualmente, o partido tem apenas um representante na Câmara Municipal, o vereador Roberto Fú. 

Outras nove legendas ainda devem confirmar seus candidatos em convenções partidárias.  O prazo para as convenções começou em 31 de agosto e se encerra em 16 de setembro. Já os registros de candidaturas vão até 26 de setembro.   

TRAJETÓRIA

Barbosa Neto, 53, formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina e se tornou uma figura conhecida em Londrina atuando como apresentador de TV em programas policiais e comunicador de rádio em programas esportivos. Em 2000, disputou pela primeira vez a prefeitura, mas perdeu para Nedson Micheleti (PT). Em 2002, conseguiu ser eleito deputado estadual. Em 2004, voltou a concorrer à Prefeitura de Londrina, mas ficou em quarto lugar.  

Em 2006, chegou à Câmara Federal com 136 mil votos e, três anos mais tarde, elegeu-se prefeito de Londrina após uma disputa conturbada. Barbosa Neto não chegou ao segundo turno das eleições de 2008, disputado pelo ex-prefeito Antônio Belinati e por Luiz Carlos Hauly (PSDB), mas voltou ao páreo no ano seguinte, em eleições complementares.  

Belinati venceu o segundo turno, mas dois dias após a contagem dos votos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatou recurso que pedia a impugnação da sua candidatura. Com a impugnação e o decreto de eleições suplementares, o chamado “terceiro turno”, Hauly voltou para a disputa com Barbosa Neto, o terceiro candidato mais votado no primeiro turno. Barbosa foi eleito em 29 de março de 2009 com o apoio de Belinati e 54,12% dos votos. Assumiu a cadeira de prefeito em maio e deveria ter encerrado a sua administração em 31 de dezembro de 2012, mas não cumpriu o mandato. Em 30 de julho daquele ano, tornou-se o segundo prefeito da cidade a ser cassado, acusado de utilizar agentes de segurança terceirizados da prefeitura para trabalhar na Rádio Brasil Sul. Ele foi julgado em 30 de julho de 2018, exatamente seis anos após a aprovação de sua cassação, mas a decisão acabou anulada no mês seguinte pelo TJ (Tribunal de Justiça) do Paraná. 

Em 2018, voltou a concorrer ao cargo de deputado federal, mas com apenas 15.184 votos ficou na 65ª colocação e não conseguiu a vaga.  

 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS