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Geral 5m de leitura

Norte Pioneiro tem duas cidades entre as 10 melhores no Ideb

Sertaneja e Joaquim Távora ficaram entre as melhores do Estado nas séries iniciais do ensino fundamental; Guapirama e Quatiguá e São José da Boa Vista também se destacaram

ATUALIZAÇÃO
30 de setembro de 2020

Laís Taine - Grupo Folha
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Dois municípios do Norte Pioneiro tiveram destaque nas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgadas recentemente pelo MEC (Ministério da Educação). O melhor desempenho da região foi obtido por Sertaneja, que ficou em 5° lugar no Estado com 8.1. Joaquim Távora aparece logo na sequência, em 10º no Estado, com 7.7 pontos. Guapirama, Quatiguá  e São José da Boa Vista também receberam pontuação bem acima da meta estipulada para os primeiros anos do ensino fundamental em 2019. 

Em Quatiguá, o desafio é o acolhimento de alunos de outras regiões
 

A meta projetada para Joaquim Távora era 5.9, mas o município de 12 mil habitantes chegou aos 7.7 pontos. “Não é um trabalho de agora. Em 2005, tínhamos o projeto de olimpíada municipal de matemática e, nesse mesmo ano, iniciamos os estudos das matrizes de referência de língua portuguesa e matemática. O grande diferencial foi saber que muda a gestão, muda a equipe, mas cada um deu continuidade a esse trabalho”, comenta a secretária municipal de Educação, Delzuíta Vieira de Souza. 

O município tem 1.394 alunos entre educação infantil, creche e ensino fundamental. Souza comenta que a secretaria sempre trabalhou com atividades voltadas para a Prova Brasil (exame utilizado na avaliação do Ideb), com aplicação de simulados mensais a todos os alunos dos primeiros anos escolares.  

Os dados dos simulados são compilados para análise e redirecionamento dos esforços. “Fazemos um gráfico, não é para divulgação, mas para chamarmos os coordenadores e diretores, porque com esse sistema conseguimos observar até se uma professora está usando a linguagem ideal para que os alunos se familiarizem com os termos utilizados nas provas, por exemplo”, menciona. 

A nota está acima da média paranaense, que é de 6.4 para o mesmo nível escolar, porém, houve estagnação. Joaquim Távora conquistou a mesma pontuação obtida em 2017. “A gente identificou que [o problema] foi a distorção de idade-série, com a inclusão de alunos em idade não correspondente à série. A gente já sabia, vimos as preliminares, vimos que as notas de proficiência aumentaram, mas que haveria essa questão da distorção”, aponta. A proposta é continuar reforçando o conteúdo em trabalho contínuo com as escolas. 

GUAPIRAMA 

Em Guapirama, o índice subiu de 7.1 para 7.4, a 18ª melhor pontuação do Estado, quando a meta era 5.9 para o município de 3.784 habitantes. Vanessa Mendes, secretária municipal de Educação, explica que há três principais pontos de trabalho para que haja "melhoria contínua". “Primeiro de tudo, formação do professor, porque não tem como ensinar aquilo que você não conhece. Depois, estudo das matrizes, o que a avaliação externa pede. Além de ofertar curso de contraturno para as crianças que estão em nível mais baixo, porque aquele aluno na sala de aula não tem um apoio específico, mas com o reforço consegue acompanhar a turma”, defende. 

O município aplica simulados a cada 15 dias a todos os alunos para acompanhamento dos resultados e para identificar pontos de melhora. “Cada item soma um pouquinho. Além da valorização dos professores, temos material, escolas reformadas, merenda, itens que somam e que foram cuidados durante a gestão”, afirma. 

QUATIGUÁ 

Quatiguá é a 31ª cidade mais bem classificada do estado, porém a nota que era 7.5 no Ideb de 2017 caiu para 7.3 em 2019. Marilei da Silva Tikle, secretária municipal de Educação, entende que o município tem alguns desafios em relação ao acolhimento de novos alunos oriundos de outras cidades e estados. “Nós recebemos muitas crianças de outras cidades devido a duas indústrias que abriram na região. Aumentou o número de matrículas de alunos de outros lugares que não estavam no mesmo ritmo”, aponta. 

Com isso, o município de 7.477 habitantes procura trabalhar com a oferta de reforço fora do horário de aula. Tikle indica ainda que é preciso aproximar mais as famílias para que elas mantenham os filhos nas atividades extras. “É preciso que esses alunos frequentem a sala de reforço pedagógico. A família precisa estar junto com a escola para que os alunos melhorem o aprendizado”, afirma.  

Tikle acrescenta que o município, que conta com sala de reforço, sala de leitura e capacitação de professores, terá a aplicação do sistema on-line RCO (Registro de Classe On-line), com a aquisição de computadores com acesso à internet. "É uma forma de a equipe pedagógica acompanhar o trabalho dos professores. O pedagogo tem a senha, olha se o professor já registrou a matéria, se tem aluno faltando ou não. É um acompanhamento diário do trabalho na escola”, indica. Trabalhar com tecnologia em sala de aula, ressalta, está entre as 10 competências da LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 

MAIOR SALTO

Em São José da Boa Vista, a nota de 7.3 foi comemorada com uma sensação de trabalho cumprido pela secretária de Educação, Márcia Rolim Bento Bandeira. Ela está à frente da pasta há quase uma década e nos últimos anos conseguiu avanços consideráveis. Porém, neste último Ideb, o município escalou 1.1 ponto. "Não existe segredo no nosso trabalho. Sempre apostamos na valorização dos professores e no envolvimento dos pais dos alunos. A fórmula já vinha dando resultado, mas este ano foi uma surpresa muito grande esse avanço tão expressivo. É um feito de toda a equipe que está sendo muito comemorado", exalta.

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