| |

Geral 5m de leitura

Londrina: quem desrespeitar Lei Seca e promover aglomeração pode ser multado em R$ 300

Decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati estipula punição pecuniária para quem for flagrado bebendo nas ruas ou em aglomerações, mesmo em lugares fechados

ATUALIZAÇÃO
16 de fevereiro de 2021

Luis Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
AUTOR

 

O prefeito Marcelo Belinati (PP) determinou multa de R$ 300 para pessoas que desrespeitarem as determinações da Lei Seca, depois de situações registradas de bares abertos  e festas clandestinas desde a noite da quinta-feira (11). O decreto, assinado no sábado (13), também estipula o horário do funcionamento do comércio para esta semana e até o dia 1º de março.

Na semana passada, os prefeitos de Londrina, Cambé, Rolândia e Ibiporã acordaram em suspender o Carnaval nestas cidades e instalar uma lei seca, proibindo o funcionamento de bares ou outros estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para consumo local e reuniões com mais de dez pessoas.

As medidas foram tomadas como forma de conter a proliferação do novo coronavírus e evitar colapso na estrutura do sistema de saúde regional.

Mesmo assim, fiscalizações feitas desde a madrugada de sexta-feira (12) vêm flagrando bares e distribuidoras de bebidas funcionando irregularmente, além de festas privadas com aglomerações, nas quais também há pessoas sem máscaras

O decreto de sábado estipula multa para estes indivíduos. A lei seca do Carnaval termina na quinta-feira (17). O município tem outra Lei Seca, permanente, que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas das 22h às 8h do dia seguinte ou a qualquer hora do dia, a um raio de 300 metros de escolas.

HORÁRIO DO COMÉRCIO

O decreto do prefeito de Londrina ainda balizou o horário do funcionamento do comércio até o dia 1º de março.

Entre esta segunda e p sábado (19), manteve o horário estendido que vinha sendo autorizado, com funcionamento das 8h30 às 18h30 de segunda a sexta e das 9h às 13h no sábado. 

Porém, a partir da próxima segunda (22), volta o funcionamento das 10h às 17h durante a semana e das 9h às 13h no sábado, conforme estipulado desde novembro. Entretanto, podem haver novas mudanças, por meio de outros decretos.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS