| |

Geral 5m de leitura

Ferronorte inaugura inaugura trecho de 291 quilômetros entre SP e MS

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969

Por Cley Scholz
AUTOR

São Paulo, 24 (AE) - A Ferronorte vai inugurar na próxima segunda-feira, dia 31, mais um trecho de 291 quilômetros da ferrovia que se estende desde a Ponte de Rubinéia, na divisa entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, até a cidade de Chapadão do Sul (MS). A inauguração será feita pelo ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, que vai assistir à partida do primeiro trem com 120 vagões de alumínio e quatro locomotivas importadas da G&E norte-americana. Em agosto do ano passado o presidente Fernando Henrique Cardoso assistiu ao embarque do primeiro trem a atravessar a ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná. A construção da Ferronorte foi retomada em maio de 97.
O plano da Ferronorte era o de inaugrar em abril passado o trecho de 400 quilômetros até Alto Taquari (MT), mas as obras foram prejudicadas pelo excesso de chuvas nos primeiros três meses do ano. Isso acabou prejudicando o projeto que previa o transporte de boa parte da safra de grãos do Centro-Oeste por ferrovia já a partir de abril deste ano.
Por enquanto, a Ferronorte vai utilizar o terminal que já possui em Chapadão do Sul. Outras grandes empresas do setor de soja já possuem terminais na região, como a Cargil, ACM e Ceval. O primeiro carregamento deverá ser de aproximadamente 10 mil toneladas. Cada vagão faz o trabalho de três caminhões, o que significa que uma composição de 120 vagões corresponde a aproximadamente 360 carretas a menos nas estradas. A Ferronorte adiou a inauguração do trecho até Alto Taquari para julho.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS