Londrina conta com 33 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), além de 53 instituições filantrópicas. Para a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ludmila Dimitrovicht, a maior demanda é a estrutura. "Mais da metade dos CMEIs necessita de reforma, pois funciona em prédios antigos, que eram mantidos pela Assistência Social, não tinham caráter educativo e nem a figura do professor. Cerca de 20 anos depois, a gente ainda enfrenta esses resquícios", aponta.

LEIA TAMBÉM:
- Unificação de siglas e inclusão de disciplinas


- MP cobra volta de ensino em tempo integral


Um exemplo é a CMEI Abdias do Nascimento, no Conjunto Pindorama (zona leste), que atende 75 crianças de até três anos, em período integral. O prédio vem sendo adaptado ao longo dos anos por iniciativa da equipe escolar. "Nós, professores, temos que nos desdobrar para poder trabalhar, ter os materiais necessários. A questão da infraestrutura ainda é carente", comenta a professora Laura Maria Giorio Saviani, que atua no local há 17 anos.

Os professores não dispõem de um banheiro próprio, a sala da direção deu lugar à biblioteca e à sala de professores, o refeitório foi dividido para servir também como espaço de interação e as janelas das salas de aula não atendem à orientação de permitir a visão para a área externa. "Elas são todas altas", comenta a diretora Simone Cristina de Farias Cavalin.

A unidade desenvolve um trabalho sólido de avaliação institucional, a partir dos "Indicadores da qualidade na educação infantil" proposto pelo MEC e citado pela pesquisadora Catarina Moro. "Esse instrumento contempla tanto a estrutura física quanto os recursos pedagógicos. Essas questões são marcadas como verde (ótimo), amarelo (atenção) e vermelho (precisa mudar) e preenchidas pelos professores junto com os pais", explica Dimitrovicht.

No CMEI Abdias do Nascimento, o documento é utilizado há dois anos e, desde então, vem trazendo mudanças significativas, de acordo com a direção. "Cada unidade sabe das suas dificuldades, mas quando se planilha tudo isso, os resultados são visíveis e organizados", comenta Cavalin.(M.O.)