Entre as mudanças anunciadas pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, estão também a anulação das siglas ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), Prova Brasil, entre outras, que passarão a ser identificadas pelo nome Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os estudantes do nono ano também serão avaliados em questões de ciências da natureza e ciências humanas, além língua portuguesa e matemática, já contempladas no modelo atual.

"A inclusão de ciências da natureza e ciências humanas propicia a ampliação da área de reformulação assim que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do ensino médio estiver pronta", afirma.

Entre os marcos legais para as mudanças no Saeb está a BNCC da educação infantil e do ensino fundamental, homologada em dezembro de 2017, que apresentou prazos para que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revise suas matrizes.

O MEC informa que a Base antecipou a meta de alfabetização do País para a faixa etária de sete anos, idade em que a criança está matriculada no segundo ano. "Teremos em 2019, pela primeira vez, a aplicação da prova de alfabetização ao final do segundo ano, pegando mais de 70% das crianças com oito anos e alinhado com a BNCC", explica o ministro.

O MEC vai apostar na aplicação dos testes do Saeb no formato digital, além do escrito. Para as escolas particulares, as avaliações são facultativas.(M.O.)