| |

Geral 5m de leitura

Entenda a diferença entre coronavírus, gripe e resfriado

ATUALIZAÇÃO
16 de março de 2020

Agência Brasil
AUTOR

O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes, como o resfriado e a gripe. Por conta dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o Brasil e o mundo.

.
 

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

LEIA TAMBÉM:

'Pegou a Covid-19? Só procure um hospital se sentir falta de ar', esclarece infectologista

Por coronavírus, bancos suspendem cobranças de dívidas por 60 dias

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.

Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.

LEIA MAIS:

Defesa Civil vai às praias do Rio para pedir que banhistas se retirem

Sobe para 234 número de casos confirmados de coronavírus no Brasil

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS