A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou nesta segunda-feira (16) que seus cinco maiores bancos associados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander) vão suspender pelos próximos 60 dias a cobrança de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

Imagem ilustrativa da imagem Por coronavírus, bancos suspendem cobranças de dívidas por 60 dias
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a Febraban, as instituições, "sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo Coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória."

Conforme nota divulgada, os bancos estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação do prazo para o pagamento. "Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia. A rede bancária e seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto".