| |

Geral 5m de leitura

DENGUE - Epidemia em 3 cidades da região de Londrina

ATUALIZAÇÃO
15 de abril de 2013


AUTOR

Pelo menos três cidades que enfrentam epidemia de dengue estão na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta alto índice de contaminação nas cidades de Primeiro de Maio, Porecatu e Alvorada do Sul.
Alvorada do Sul tem apenas 10,2 mil habitantes, mas 79 deles tiveram casos positivos de dengue e outras 638 pessoas estão com suspeita da doença.
E os casos não param de crescer.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou clinicamente dois casos de dengue hemorrágica na cidade. Como o hospital do município carece de estrutura, uma paciente de 31 anos teve que ser transferida para Londrina, onde segue internada sem risco no Hospital Evangélico. A outra se recupera bem e descansa em casa.
A manicure Débora Rocha ficou três dias internada no Hospital São Rafael, em Rolândia. "Foi horrível. Comecei a sentir fortes dores no corpo e na sequência começaram os sangramentos. Chegava a vomitar sangue, pensei que fosse morrer", contou.
Débora recebeu alta hospitalar há três semanas, mas continua recebendo cuidados especiais. De dois em dois dias visita um posto de saúde municipal e passa por avaliação médica.
O secretário municipal de Saúde, Celso Routulo, diz que o crescimento vertiginoso dos casos obrigou o município a adotar uma série de medidas de combate ao avanço do mosquito transmissor da dengue. "Realizamos um arrastão na última semana, que contou com a participação de todos os servidores do município, realizamos bloqueio em todos os 204 quarteirões da cidade e pretendemos promover a mesma ação segunda-feira. A intenção é fazer a remoção mecânica do lixo, em paralelo promover a busca ativa dos criadouros e bloqueio das áreas críticas com máquinas costais", explicou.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas

Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença, que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros mais graves

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS