Imagem ilustrativa da imagem UEL divulga às 12h a lista de 2.456 candidatos convocados para 2019



CONFIRA O RESULTADO!

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou nesta sexta-feira (18), às 12h, a lista de 2.456 candidatos aprovados e convocados para iniciar os estudos nos 51 cursos de nível superior oferecidos pela instituição. No total, 5.982 foram aprovados e os 3.526 restantes permanecem na lista de espera das outras sete chamadas previstas – além do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).



LEIA MAIS: Aos 81 anos, Antonio Tunouti é o calouro mais velho da UEL
Vaga só está garantida após a rematrícula
Moradia gratuita dentro do campus

Do total de aprovados, 50% vieram das escolas públicas, mas o percentual de negros vindos de instituições de ensino mantidas pelo Estado é de apenas 13%. "Existe um esforço para que chegue a 20%", afirma a coordenadora de processos seletivos da UEL, Sandra Garcia. Dos candidatos inscritos nas cotas exclusivas para negros, 4,8% foram aprovados. "A despeito do esforço que as instituições têm feito, a demanda ainda não é tão grande e eles não são aprovados na maioria dos casos", disse o reitor da instituição, Sérgio Carvalho.

Conforme a coordenadora da Cops, este ano confirma a tendência de número maior de mulheres em relação aos homens entre os convocados. Ao todo são 1.327 mulheres convocadas em comparação aos 1.132 homens convocados.

Segundo dados da COPS, a 1ª fase o Vestibular contou com estudantes de 25 estados e agora os convocados são de nove estados, além do Paraná. "A UEL faz parte da elite das universidades públicas do Brasil. Sempre entre as bem colocadas nos diversos rankings que são divulgados. Esse fato atrai estudantes de vários lugares do país, no entanto, mais de 80% dos convocados são do Paraná. Isso demonstra a capacidade que a instituição tem de abrigar, primeiramente, os paranaenses, sem deixar de atender os demais", avalia o reitor.

O Vestibular 2019 teve 20.131 candidatos inscritos, dos quais 8.224 passaram para a segunda fase. A abstenção nas duas etapas foi de 15%. "Um histórico de ausências dentro da normalidade", diz Sandra.

BALANÇO

Quem foi convocado nesta sexta-feira (18) já pode fazer a pré matrícula a partir das 14h, no site da Pró-Reitoria de Graduação. O próximo passo é encaminhar a documentação requerida pela instituição.

A partir das 17h, será disponibilizado o boletim individual do candidato. Os candidatos aprovados que não forem convocados nesta chamada, devem se inscrever para a lista de espera. "O candidato que não o fizer, chama o próximo da lista", alerta Garcia. A pré-matrícula vai até a próxima terça-feira, dia 22, até as 23h59.

As aulas já começam no dia 25 de fevereiro, dia em que já sai a segunda chamada.

RESULTADO

Após o resultado desta sexta-feira (18), há um prazo de dois dias para pré-matrícula. É importante ressaltar que se o candidato não fizer pré-matrícula ele perde a vaga.

Com o resultado do Sisu, sistema pelo qual a UEL oferece 564 cadeiras nos cursos da UEL, o chamamento dos estudantes pelas vagas subsequentes será sincronizado. A primeira chamada já acontece no final do mês.

Neste vestibular da UEL, mais mulheres do que homens estão entre os aprovados e convocados: foram 1.132 candidatos e 1.324 candidatas, segundo a Cops (Coodenadoria de Processos Seletivos).

A maioria dos candidatos são do Estado do Paraná, principalmente de Londrina. "Mas temos estudantes de nove estados que serão convocados", lembrou Garcia. Depois do Paraná, o estado com maior número de aprovados no vestibular da UEL foi São Paulo. Candidatos de mais 25 estados concorriam no vestibular.

Nos aprovados por cota, foram 2.280 estudantes de escola pública convocados, sendo 221 negros independente do processo formativo e 482 negros de escola pública. Dos convocados por cota, 907 foram por escola pública, 119 negros independente do processo formativo e 340 negros de escola pública.

Dos convocados universais, foram 1.090 estudantes. De Londrina, foram 2.658 aprovados e 1.234 convocados. Do paraná, 4.372 foram aprovados e 1.910 convocados, sendo, respectivamente, 860 e 380 do norte do Estado. Foram 1.610 aprovados e 546 convocados de outros estados.

Calendário das convocações:

2º Convocação - 25/01
3ª Convocação - 1/02
4ª Convocação - 7/02
5ª Convocação - 11/03
6ª Convocação - 14/03
7ª Convocação - 18/03
8ª Convocação - 20/03

mockup