Imagem ilustrativa da imagem Moradia gratuita dentro do campus
| Foto: Ricardo Chicarelli/Grupo Folha



Quem passou no vestibular, mas não tem condições financeiras de bancar sua permanência na UEL, o que fazer? Para quem tem essa preocupação a boa notícia é que a universidade possui o serviço de Moradia Estudantil, dentro do campus, para estudantes de graduação de baixa renda e que residem fora da Região Metropolitana de Londrina. O processo seletivo é aberto no início do ano letivo e as inscrições para uma das 80 vagas podem ser feitas pelo site do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), pelo endereço: www.uel.br/sebec.

A Moradia Estudantil da UEL foi inaugurada no campus há 10 anos, mas o serviço é oferecido aos graduandos desde 1974. Hoje, conta com 21 unidades residenciais, sendo que 19 delas comporta até quatro estudantes. As outras duas são adaptadas para pessoas com necessidades especiais e acomodam bem duas pessoas cada uma. Porém, quando não há alunos com essas características aprovados no processo seletivo, a universidade abre duas vagas extras e o número de moradores sobe para 82.

O chefe da Divisão da Moradia Estudantil, Jailson Aparecido Pinheiro, explica que a universidade fornece cama, colchão e guarda-roupa. A área coletiva é composta de cozinha equipada, lavanderia - com sete máquinas de lavar -, salas de TV e informática - com seis computadores - e área administrativa. A moradia possui sistema de segurança 24 horas, com catraca eletrônica e acesso biométrico. Todos os moradores possuem o benefício de pagar apenas R$ 1,00 pelas refeições no RU (Restaurante Universitário) e, de segunda a sexta-feira, também recebem pão e leite para preparar o café da manhã.

A diretora do Sebec, Betty Elmer Finatti, explica que a seleção para as vagas tem como critério a situação socioeconômica dos candidatos e é fundamentada no Regimento da Moradia Estudantil. "Avaliamos a renda per capita da família, todas as taxas sociais, o imposto de renda", cita. Todas as vagas ficam disponíveis a cada início de ano letivo. Os alunos que já residem na moradia devem participar novamente do processo seletivo para conseguir nova vaga. Caso não sejam selecionados, possuem um prazo de cinco dias, após a divulgação do resultado, para deixar o local.

O edital do Processo Unificado de Seleção Socioeconômica 2019 já está disponível no site do Sebec. Por meio dele, os alunos interessados podem se inscrever para o subsídio das refeições no RU, bolsa permanência, no valor de R$ 300 mensais, e uma vaga na Moradia Estudantil. Finatti explica que a seleção dos candidatos é feita pela Divisão de Serviço Social do Sebec. O processo é bastante concorrido e, normalmente, é formada uma lista de espera. É bom destacar que quem consegue um quarto na moradia não tem direito à bolsa permanência, o estudante precisa escolher entre um benefício e outro.

Só para a moradia, a universidade aprova, em média, 140 inscrições. Se um aluno desiste da vaga, o próximo nome da lista é chamado. De acordo com a diretora do Sebec, além de atender estudantes de graduação de baixa renda, a moradia é voltada para os indígenas e estudantes estrangeiros, que participam da concorrência igualmente com os outros colegas. Caso todos os candidatos com esses características tenham sido selecionados e ainda restar vagas, a UEL abre espaço para alunos da pós-graduação. Dúvidas sobre o edital ou o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo telefone (43) 3371-4452.

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Para oferecer um ambiente adequado de moradia, estudo e convivência, o Conselho Universitário estabelece, em regimento, algumas regras, além de direitos e deveres dos ocupantes das residências. O chefe da Divisão da Moradia Estudantil, Jailson Aparecido Pinheiro, explica que a manutenção e limpeza da área comum, por exemplo, devem ser feitas pela universidade em conjunto com os moradores. É permitido aos alunos realizarem confraternizações, desde que não perturbem os demais moradores.

Também é possível receber hóspedes, em caráter temporário, por no máximo cinco dias consecutivos mediante solicitação à chefia da Divisão de Moradia Estudantil. Ao longo do ano, o morador não poderá receber hóspedes por período maior que 15 dias cumulativos. Visitas são permitidas entre 8h e 23h, segundo Pinheiro. Os moradores têm livre acesso para entrar e sair do prédio na hora que quiserem, porém, não podem se ausentar por mais que 30 dias, sem justificativa, com exceção para o período do recesso escolar. Mais detalhes podem ser consultados no site do Sebec.