| |

Geral 5m de leitura

Com vacinas de Oxford, região deve chegar a 88% de imunização na 1ª etapa

17ª Regional de Saúde pretende iniciar nesta segunda-feira aplicação das novas doses em todos os 21 municípios

ATUALIZAÇÃO
25 de janeiro de 2021

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR

A expectativa da 17ª Regional de Saúde é atingir 88% do público-alvo da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 com a primeira remessa do imunizante Oxford/AstraZeneca que chegaram a Londrina neste domingo (24). São mais 8.920 doses do imunizante que já foram distribuídos no mesmo dia aos 21 municípios da região. O bimotor modelo Seneca PP-EUS partiu de manhã do Aeroporto Bacacheri, em Curitiba, e pousou às 12h05 no Aeroporto de Londrina Governador José Richa, depois de deixar doses da vacina nas regionais de Paranavaí e Maringá, ambas no noroeste do Paraná.

 

As doses Cornélio Procópio e Jacarezinho, 18ª e 19º regionais de saúde respectivamente, também chegaram por Londrina e no mesmo dia seguiram de carro para o Norte Pioneiro do Estado. Já um helicóptero da Polícia Militar ajudou a 17ª regional na operação logística e neste domingo distribuiu as doses já fracionadas para 17 dos 21 municípios da região. Apenas as remessas de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia foram retiradas no domingo à tarde pelas secretarias municipais de saúde direto do setor de Assistência Farmacêutica na região central da cidade. 

 

PÚBLICO-ALVO

As 8.920 doses AstraZeneca que chegaram neste domingo mais 14.071 da CornaVac que vieram na última terça-feira (19) somam  22.991 doses. De acordo com a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, a quantidade deverá atender aproximadamente 88% do público-alvo da primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 nos 21 municípios. Ou seja, vão faltar ainda 3 mil doses para atingir 26 mil pessoas do primeiro grupo prioritário, que são 23.559 profissionais de sáude, 1.345 idosos em asilos e 1.096 indígenas. "Em Tamarana, que pertence a regional, a vacinação da comunidade indígena foi concluída com as doses da CoronaVac. Agora com a AstraZeneca damos continuidade aos idosos institucionalizados e aos profissionais de saúde, sempre dando preferência aos que estão na linha de frente, como hospitais de alta complexidade como o HU (Hospital Universitário de Londrina). A classificação será de acordo com o risco e assim, os profissionais de saúde vão sendo vacinados." 

 

A intenção da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) é dar início simultaneamente em todas as 399 cidades do Paraná com o imunizante produzido na Índia nesta segunda-feira (25). "Aqui em Londrina o helicóptero da Policia Militar nos ajudou nesta logística para amanhã de manhã (segunda-feira) começarmos a vacinação nos 21 municípios da nossa regional" completou Lúcia. No Paraná chegaram 86.500 doces da vacina AstraZeneca desenvolvida pela Universidade de Oxford.

 

CORONAVAC

De acordo com o levantamento da 17ª Regional de Saúde, 80% das vacinas do primeiro lote de vacinas da CoronaVac já foram aplicadas nos 21 municípios em idosos em asilos, profissionais de saúde e indígenas nos 20 municípios da região (exceto Londrina). Já segundo a secretaria municipal de saúde, 5 mil pessoas foram vacinadas em Londrina, o que representa  52% do total do imunizante produzido pelo Insitituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Para a enfermeira, Maria Lúcia Lopes, a única garantia que o Governo do Paraná dá neste momento é que todas as pessoas serão vacinadas. "Já em que momento essas pessoas serão vacinadas, ainda não temos essa resposta, mas a expectativa é boa. Houve uma remessa chegou na terça, agora a vacina de Oxforde hoje (domingo) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou mais uma remessa da CoronaVac. A expectativa é delas chegarem gradativamente e não termos interrupções neste processo."  Segundo a Sesa, está programado pelo Ministério da Saúde a divisão de outras 900 mil doses de CoronaVac entre todos os estados do País e o Distrito Federal ainda nesta semana. A estimativa é que aproximadamente 40 mil doses sejam encaminhadas ao Paraná.

O lote integra as 4,8 milhões de doses emergenciais autorizadas pela Anvisa) na sexta-feira (22). No total, confirmado os números da terceira remessa, o Paraná vai contabilizar cerca de 600 mil doses. 

 

LONDRINA

O secretário municipal de saúde de Londrina, Felippe Machado, frisou que o plano de vacinação irá atingir o público-alvo de vacinação, independente do fabricante. "Não iremos nos ater ao laboratório fabricante, as pessoas não terão essa opção de escolha", frisou. 

As vacinas Oxford/AstraZeneca já estão na Centrofarma e serão utilizadas a partir desta segunda-feira (26) à tarde, para vacinação dos grupos que estão na primeira fase da campanha, que são, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid e os idosos e profissionais que atuam em Instituições de Longa Permanência de Idosos. No domingo as equipes volantes do pasta vacinaram profissionais de saúde do Hospital do Câncer de Londrina. 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS