box 2 moradores de rua
PUBLICAÇÃO
domingo, 10 de março de 2019
Simoni Saris<br>Reportagem Local 
Desde o final de 2017 um grupo de moradores se uniu para cobrar a efetivação de políticas públicas para revitalização do centro e para garantir a dignidade da população de rua. A Associação Concha de Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina tem tentado junto ao poder público encontrar soluções para os vários problemas existentes nessa região da cidade. "O centro está depredado, abandonado, não está sendo cuidado. Acreditamos que com diálogo poderemos resolver, mas é tudo um pouco lento", disse a presidente da associação, Solange Gaya de Oliveira.
Para a questão da população de rua, os membros da associação entendem que o caminho não é apenas pela via da assistência social e envolve vários outros setores, como esporte, cultura, saúde, educação e habitação. "Somos cidadãos e a gente preza pela dignidade do ser humano", ressaltou Oliveira.
LEIA MAIS:
-República de moradores de rua é treino para a vida
-'Ninguém vai para a rua porque gosta', afirma secretária de Assistência Social
Como advogada, a presidente da entidade lembra que moradia e trabalho são direitos constitucionais e devem ser garantidos a todos. Uma das sugestões do grupo é criar um abrigo à população vulnerável e também encontrar um novo local para a distribuição de alimentos feita por voluntários. Eles sugerem utilizar o Restaurante Popular. No momento, o prédio está em reforma, mas quando em atividade, costuma ficar ocioso no período noturno. "A gente acredita na solução. Não é só crítica, temos tentado contribuir com o poder público. É uma parceria e estamos abrindo espaço para todos aqueles que quiserem participar e contribuir", disse a presidente.


