| |

Geral 5m de leitura

Até novembro, mais de 300 postes serão retirados das ruas da Vila Olímpia, em SP

ATUALIZAÇÃO
22 de outubro de 2020


AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais de 300 postes de fiação serão retirados das ruas da Vila Olímpia, na zona sul da capital paulista, até o fim de novembro. Segundo a concessionária de de energia Enel, entre o dia 6 e esta quinta-feira (21), já foram tirados 54.

A Grande São Paulo tem 2,4 mil km de rede elétrica embaixo da terra, o que representa 5,7% da rede de distribuição. Não há previsão para o enterramento dos atuais 39 mil km de cabos aéreos.

O trabalho na Vila Olímpia é uma parceria entre a prefeitura, gestão Bruno Covas (PSDB), e concessionárias de serviços, como energia e telefonia. O projeto busca o enterramento de 65,2 km de fios e a retirada de 3.014 postes em 170 vias também na região central, além da rua da Consolação e da avenida Nove de Julho. Não há, contudo, previsão para terminar a ação.

A retirada dos postes acontece após o enterramento dos cabos que cruzam o céu da Vila Olímpia. Segundo a operadora de energia, a rede elétrica na região é subterrânea desde 2018. Depois da retirada dos cabos aéreos também das empresas de telecomunicações, os postes puderam ser removidos.

Os trabalhos de remoção acontecem de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Em vias expressas, como a avenida Nações Unidas, o trabalho acontece durante a madrugada.

O concreto, a armadura elétrica, o vergalhão e os anéis que fazem a conexão dos fios nos postes retirados serão reciclados. Cada um deles tem 10% de ferro, que pode ser reutilizado em fundições, e 90% de concreto, que é destinado a virar pavimentação.

A empresa diz que a implementação de enterramento precisa seguir "critério de investimento prudente", pois os custos devem ser repassados para os usuários, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS