Alerta falso da Defesa Civil assusta moradores do Paraná e outros estados
Alarme Extremo foi disparado na madrugada deste sábado com a palavra “misantropia”; a suspeita é de ataque hacker
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de junho de 2026
Alarme Extremo foi disparado na madrugada deste sábado com a palavra “misantropia”; a suspeita é de ataque hacker

Moradores do Paraná e de outros estados , como Bahia e São Paulo, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (20) com um “Alerta Extremo” da Defesa Civil, que continha a palavra “misantropia “ - ódio à humanidade. “Provavelmente se trata de um ataque hacker”, diz a coordenação da Defesa Civil nacional, por meio de nota.
“A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado, após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, acrescenta a nota.
Ainda de acordo com o órgão, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) “acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas”.
Leia mais:
Nas redes sociais, usuários relatam que ficaram assustados e confusos com o alerta sonoro.
Alertas
Alertas oficiais da Defesa Civil são importantes informações sobre a possibilidade de ocorrência de um desastre e fornecem à população e às autoridades os dados iniciais para que se preparem e desenvolvam ações capazes de salvar vidas e diminuir os danos e prejuízos.
Os avisos são para vários tipos de desastres, como inundações, deslizamentos de terra, tornados, incêndios florestais, epidemias, risco de rompimento de barragens, dentre outros.


Da Redação
Jornalismo




