| |

Folha Rural 5m de leitura

Dia do Meio Ambiente traz live sobre proteção às nascentes

ATUALIZAÇÃO
05 de junho de 2020

Reportagem local
AUTOR

Projeto para conservação de nascentes da Unopar
 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) o Paraná continua enfrentando a maior estiagem da história desde que o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) começou a monitorar as condições do tempo, em 1997. A falta de chuvas vem sendo registrada desde junho do ano passado, o que torna mais valiosas as nascentes localizadas nas áreas rurais paranaenses.

E é justamente pensando no cuidado dessas nascentes e a relação do agronegócio com o meio ambiente que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR – EMATER (IDR-Paraná) e a Unopar Arapongas – em parceria com diversas instituições – realizam nesta sexta (5) uma live sobre ações do tema que são realizadas no Paraná em parceria público-privada, incluindo a unidade de ensino. Quem coordena o evento é o professor do curso de agronomia da Unopar Arapongas, Ricardo Augusto da Silva, que também é extensionista do IDR-Paraná.

Ricardo é coordenador do Projeto Água Limpa na mesorregião Noroeste, projeto existente desde 2009, porém há mais de vinte anos os extensionistas do IDR-Paraná desenvolvem um trabalho de proteção das nascentes, em parceria com produtores, prefeituras, empresas e a Unopar Arapongas. Esta ação contribui para a manutenção das nascentes, mesmo em períodos de estiagem, afirma a assessoria de imprensa da Unopar. 

Desde o ano passado o IDR-Paraná vem cadastrando as nascentes protegidas que já somam 2.562 em todo o Estado. A meta é dobrar esse número nos próximos três anos, como informou a instituição de ensino superior. .

O professor ressalta a importância de discutir o trabalho numa live voltada para os estudantes e também para a  comunidade. “O agronegócio trabalha com dois recursos finitos, que é a água e o solo. Temos muitas parcerias de iniciativa público-privada aqui no Estado voltadas para a conservação desses dois recursos”.

Ricardo salienta ainda a importância dos alunos de agronomia  participarem das atividades no cuidado dessas nascentes, ação que acontecem desde 2018. “Os estudantes atuam no projeto de forma voluntária para aprender sobre conservação e entender que antes de qualquer atividade do agro, é necessário conservar a água. Para a sociedade, é importante divulgar essas ações para mostrar que o produtor rural tem muito interesse na preservação de recursos, ao contrário do que muitas vezes é divulgado”, complementa.

Serviço: 

Live Comemorativa Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia: 5/6

Hora: 14h Link: https://www.youtube.com/channel/UCuPvu_eN21z2-INdFx4tCxw

Palestrantes:

Ricardo Augusto da Silva – professor do curso de agronomia da Unopar Arapongas e extensionista do IDR-Paraná Mesorregião Noroeste

Benno Henrique Weigert Doetzer - Gerente Estadual da Sustentabilidade - IDR-Paraná Curitiba - PR

Renan Rodrigues Manoel - Secretário Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) - Prefeitura de Arapongas - PR

Prefeito Moacir Olivatti - Município de Nova Esperança – PR

Vereadores Sebastião Alexandre e Luiz Carlos Garcia - Câmara Municipal de Mandaguari – PR

Daniel Souza - Diretor e fundador da FORTMAG - Arapongas - PR

 Sônia Maria Crivelli Mataruco - Meio Ambiente - Gerência Regional SANEPAR Paranavaí – PR

 Beatriz Ballan Silveira - Diretora da UNOPAR campus Arapongas - PR

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS