A Páscoa surgiu a partir da celebração do calendário cristão que celebra a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. O nome Páscoa se originou da celebração judaica Pesach, que significa a passagem, esta passagem acontece logo depois da Quaresma e o Domingo de Ramos, um domingo que antecede a páscoa se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, neste dia ele entrou na cidade em cima de jumentinho e foi recebido pelos fiéis com caminho de roupas e com ramos nas mãos. A festividade da páscoa também ser pode ser associada a vitória de Jesus contra o diabo, após ficar quarenta dias sendo tentado, ele resistiu todas as tentações, mas também pode estar ligada aos quarenta anos que os hebreus ficaram no deserto, depois de escaparem da escravidão que viviam no Egito e do faraó.

A data tem vários símbolos, mas você sabe o que significa cada um deles? Não, venha com a FOLHA conferir a definição desses elementos tão importantes para essa comemoração.

LEIA MAIS:

Como evitar exageros no consumo de chocolate entre as crianças

Páscoa: Os cachorros também podem comer chocolate

Páscoa: a arte de criar coelhos

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStock

Coelho

Essa lista não poderia começar de outra forma senão com o coelho, ele representa a fertilidade e o nascimento em várias culturas, isso acontece porque normalmente esse animal se reproduz em grande quantidade. Além de que antigamente estava associado ao renascimento das flores durante a primavera, por serem os primeiros animais a saírem de suas tocas.

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStock

Ovos de Páscoa

Assim como os coelhos, os ovos também são associados ao nascimento, mas apesar disso estão ligados à esperança e à renovação. Era costume dos povos do Mediteraneo se presentearem com ovos durante as festividades, sendo para comemorar o começo da nova estação e a época do plantio.

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStoock

Círio Pascal

Normalmente são velas grandes decoradas com as letras gregas alfa e ômega, que significam o início e o fim, essa vela é usada nas celebrações da Semana Santa. Na Vigília Pascal são inseridos cinco pontos na vela para representar as cinco chagas de Cristo na Cruz. Além disso, ela é acesa durante o sábado de Aleluia e fica assim durante 50 dias até a missa de Pentecostes.

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStock

Cordeiro

Esse é um dos mais antigos símbolos desse período, ele remete a aliança que Deus fez com o povo judeu. Mas este animal também era usado como sacrifício, tal qual como Jesus na Bíblia que se fez como sacrifício para salvar a humanidade.

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStoock

Peixe

Representa a vida, sendo um dos principais símbolos da ressurreição de Cristo e ter sido usado como elemento em um de seus milagres, alimentando toda uma multidão com apenas cinco peixes e dois pães. Além de ser um costume os cristãos alimentam de peixe na sexta a semana santa, para se lembrar da abstenção de carne que fizeram durante a quaresma.

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStoock

Sinos

Os sinos são tocados durante o domingo de Páscoa para celebrar com alegria a ressurreição de Cristo, além ser renovação da esperança para a humanidade.

Imagem ilustrativa da imagem Simbolos Páscoa
| Foto: iStoock

Pão e Vinho

Assim como o cordeiro, esses elementos estão associados ao sacrifício, representando o corpo e o sangue de Cristo respectivamente. Além de estarem vinculados à Última Ceia, que Jesus passou com seus discípulos celebrando a Páscoa Judaica.