Não existem fórmulas ou truques mágicos infalíveis quando o assunto é se sair bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médico). Há inúmeras maneiras de estudar, se preparar para a prova e de realizá-la. O mais importante é que cada estudante consiga se conhecer e encontrar suas próprias ferramentas.

Quem já passou por essa fase de Enem e vestibulares sabe bem como o período pode ser exaustivo. Além de ser uma prova extensa, o fator emocional pode atrapalhar muitos alunos. Por isso, é importante encontrar formas de driblar o nervosismo e conseguir aplicar o conteúdo estudado.

Pressão e carga de estudos é mais um fator de impacto na saúde mental de estudantes

Confiar em si mesmo, relaxar e manter a calma são as principais dicas de estudantes ex-alunos do Colégio Marista de Londrina que já passaram pelo Enem. Daniel Funes Ferreira é graduando de Ciências Biológicas na UEL (Universidade Estadual de Londrina), para ele, depois de ter se dedicado aos estudos durante o ano, nas vésperas da prova é importante dormir bem e descansar. “Costumo tentar dormir bem para estar descansado na hora da prova e ouvir músicas que me deixam animado para aliviar a tensão”, conta.

Daniel Funes Ferreira aconselha os candidatos a dormirem bem na véspera do exame para estarem descansados na hora da prova
Daniel Funes Ferreira aconselha os candidatos a dormirem bem na véspera do exame para estarem descansados na hora da prova | Foto: Arquivo pessoal

Para a resolução da prova, a dica de Daniel é confiar naquilo que cada aluno tem mais facilidade, sem deixar as questões mais difíceis abalarem a confiança. “A prova é extensa e não vale a pena ficar chateado por uma ou outra questão”, complementa.

Mais do que horas de estudo, candidato precisa de tempo de qualidade

O estudante de Administração da PUC (Pontifícia Universidade Católica) Vitor Dalos Dias tem métodos de estudo e de realização de provas como o Enem. Para estudar, o universitário costuma realizar resumos dos conteúdos e resolver questões por tema. Já na hora da avaliação, a dica é ler primeiro a pergunta e alternativas e só depois o texto e as informações de apoio. “Dessa maneira, você já sabe o que precisa encontrar e as vezes não é nem necessário ler o texto em si”, explica.

Vitor Dalos Dias costuma realizar resumos dos conteúdos e resolver questões por tema
Vitor Dalos Dias costuma realizar resumos dos conteúdos e resolver questões por tema | Foto: Arquivo pessoal

Vitor também reforça a importância de manter o equilíbrio emocional nessa fase da vida. “O conselho que dou para o pessoal que está nessa fase é para não se cobrarem tanto, confiarem que estão fazendo o melhor e o que deve ser feito. Além de estudar e saber o conteúdo, a parte psicológica conta bastante, então, é importante não esquecer de aproveitar as alegrias do dia a dia”.

Com foco em ingressar no curso de medicina, Catarina Franco Seco, também ex-aluna do Colégio Marista, faz cursinho pré-vestibular. Para a estudante, a principal dica para quem assim como ela está se preparando para o Enem e outros vestibulares é manter a calma. Para contornar a insegurança de não conseguir terminar a prova a tempo, Catarina aconselha que os estudantes se conheçam e entendam quanto tempo levam na resolução de cada questão. Ou seja, é importante treinar.

Catarina Franco Seco: o maior desafio dessa fase é conseguir entender os próprios limites e preservar a saúde mental em meio a tanta pressão
Catarina Franco Seco: o maior desafio dessa fase é conseguir entender os próprios limites e preservar a saúde mental em meio a tanta pressão | Foto: Arquivo pessoal

A vestibulanda acredita que o maior desafio dessa fase é conseguir entender os próprios limites e preservar a saúde mental em meio a tanta pressão e autocobrança. “Meu principal conselho é cuidar de si mesmo. Estudar é importante sim, mas é preciso saber encaixar isso na nossa rotina”, destaca Catarina.

Confira as dicas e os cadernos Do FolhaEnem 2022 com os simulados preparados pelos professores do Colégio Marista de Londrina. Eles vão ajudar você a se preparar para as provas!