Existem muitas estratégias de estudo diferentes que podem ser aplicadas no dia a dia dos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O que define qual delas é a melhor alternativa para os estudantes que estão se preparando para a prova, é o perfil de aprendizagem de cada um, o importante é que o tempo dedicado aos estudos seja de qualidade.

Andréa Henrique Franco Bertan, orientadora pedagógica do Colégio Marista de Londrina, reforça que cada aluno tem uma forma própria de aprender. Há estudantes que assistem às aulas e desenvolvem mapas mentais, e isso já é suficiente para a fixação do conteúdo. Mas também há alunos que precisam de mais tempo de dedicação. “A rotina é importante, mas também é importante respeitar as particularidades que existem”, pontua a orientadora.

"É preciso repassar as aulas em casa, sobretudo os pontos em que o aluno tenha mais dificuldade e sempre tirar dúvidas na aula seguinte”, afirma Andréa Bertan
"É preciso repassar as aulas em casa, sobretudo os pontos em que o aluno tenha mais dificuldade e sempre tirar dúvidas na aula seguinte”, afirma Andréa Bertan | Foto: ISTOCK

Uma dica importante destacada por Bertan é dividir o tempo de estudo com intervalos de descanso, esses períodos funcionam como uma recompensa para o cérebro. Além disso, intercalar estudos e atividades físicas também pode ajudar a otimizar o desempenho e a concentração dos candidatos ao Enem, principalmente pelos benefícios da liberação de endorfina no cérebro, hormônio que age estimulando a sensação de prazer, bem-estar, bom humor, motivação e felicidade.

A orientadora do Colégio Marista lembra, sobretudo aos pais dos estudantes, que o acúmulo de informações presente na vida dos alunos hoje em dia é um fator que dificulta a constância de uma rotina de estudos. E esse é um dos motivos que fazem com que seja melhor estudar menos tempo, mas com mais qualidade.

Alguns aplicativos disponíveis para download gratuito podem ajudar. É o caso do Focus Keeper, desenvolvido com base no método de gestão de tempo Pomodoro, que propõe divisões de trabalho de cerca de 25 minutos com intervalos de descanso mental de 3 a 5 minutos entre elas. O Focus Keeper é mais do que um cronômetro, é possível definir metas personalizadas e criar gráficos para medição da produtividade.

Uma orientação reforçada por Andréa que vale para todos os candidatos ao Enem, independente do perfil e estratégias de estudo utilizadas é para aqueles que ainda estão cursando o Ensino Médio: “É preciso lembrar que independente da forma de estudar que o candidato escolha é preciso repassar as aulas em casa, sobretudo os pontos em que o aluno tenha mais dificuldade e sempre tirar dúvidas na aula seguinte”, afirma.