Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Caderno 8 - Ciências da Natureza
| Foto: Folha Arte

CADERNO DE QUESTÕES 8 - ciências da natureza (ctrl+p para imprimir)

1. (ENEM)

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto, sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.

Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

a) reflexão.

b) refração.

c) difração.

d) polarização.

e) interferência.

2. (ENEM)

Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o

a) azul.

b) preto.

c) laranja.

d) amarelo.

e) vermelho.

3. (ENEM)

Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pode observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:

1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.

2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.

3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol.

Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?

a) Separação mecânica, extração, decantação.

b) Separação magnética, combustão, filtração.

c) Separação magnética, extração, filtração.

d) Imantação, combustão, peneiração

e) Imantação, destilação, filtração.

4. (ENEM)

O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

a) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.

b) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

c) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio.

d) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.

e) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

5. (ENEM)

Sob pressão normal (ao nível do mar), a água entra em ebulição à temperatura de 100 °C. Tendo por base essa afirmação, um garoto residente em uma cidade litorânea fez a seguinte experiência: - Colocou uma caneca metálica contendo água no fogareiro do fogão de sua casa. - Quando a água começou a ferver, encostou, cuidadosamente, a extremidade mais estreita de uma seringa de injeção, desprovida de agulha, na superfície do líquido e, erguendo o êmbolo da seringa, aspirou certa quantidade de água para seu interior, tampando-a em seguida. - Verificando após alguns instantes que a água da seringa havia parado de ferver, ele ergueu o êmbolo da seringa, constatando, intrigado, que a água voltou a ferver após um pequeno deslocamento do êmbolo.

Considerando o procedimento anterior, a água volta a ferver porque esse deslocamento

a) permite a entrada de calor do ambiente externo para o interior da seringa.

b) provoca, por atrito, um aquecimento da água contida na seringa.

c) produz um aumento de volume que aumenta o ponto de ebulição da água.

d) proporciona uma queda de pressão no interior da seringa que diminui o ponto de ebulição da água.

e) possibilita uma diminuição da densidade da água que facilita sua ebulição.

6. (ENEM)

As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2. o principal gás causador de efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por "ilhas de calor". Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das "ilhas de calor", espera-se que o consumo de energia elétrica

a) diminua devido a utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.

b) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.

c) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.

d) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências.

e) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

7. (ENEM)

Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando microrganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais.

Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de

a) transferir o contaminante do solo para a água.

b) absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.

c) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.

d) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.

e) metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.

8. (ENEM)

Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

a) difteria.

b) botulismo.

c) tuberculose.

d) leptospirose.

e) meningite meningocócica.

9. (ENEM)

Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).

As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo

a) sofre constantes recombinações para adaptar-se.

b) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.

c) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas.

d) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.

e) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.

10. (Colégio Marista)

O cinto de segurança é um dispositivo simples destinado à segurança do condutor e dos passageiros dentro do veículo. Seu uso no banco traseiro é tão importante quanto no banco dianteiro. Em situações de colisão ou freadas bruscas, ele impede que seu corpo se choque com o painel, para-brisas ou contra as partes rígidas do veículo. Disponível em: http://transitoideal.com.br/pt/artigo/2/passageiro/40/o-uso-correto-do-cinto-de-seguranca

Em uma situação de colisão entre veículos, o uso do cinto de segurança é crucial para a integridade física dos ocupantes do veículo porque permite

a) Desacelerar os corpos dos passageiros mais rapidamente do que pelo choque entre os veículos.

b) Acelerar os corpos dos passageiros mais rapidamente do que pelo choque entre os veículos.

c) Diminuir a quantidade de movimento dos passageiros em um intervalo de tempo menor.

d) Diminuir a quantidade de movimento dos passageiros em um intervalo de tempo maior.

e) Que os passageiros mantenham suas inércias ao contrário de outros objetos no veículo.

11. (Colégio Marista)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Caderno 8 - Ciências da Natureza
| Foto: Reprodução

Por questões éticas os embriões originados da edição do genoma foram destruídos pelos cientistas após a confirmação de que a mutação havia sido corrigida e transmitida a todas as células.

Entre as preocupações que a técnica da tesoura genética suscita na comunidade científica, destaca-se a possibilidade de:

a) Correção dos defeitos genéticos em todo o genoma, criando super-humanos.

b) Ocorrência de síndrome de Down, já que essa técnica pode produzir trissomias.

c) Utilização para melhoramento genético humano, agregando desigualdades biológicas e outras já existentes.

d) Desenvolvimento de um ser humano transgênico com características antes inexistentes na espécie.

e) Utilização para produzir mutações em boa parte do genoma, resultando em embriões não humanos.

12. (ENEM)

Numa determinada planta, as raízes profundas são condicionadas por um gene dominante e as raízes superficiais, por seu alelo recessivo. Duzentas sementes originadas do cruzamento entre duas plantas de raízes profundas foram germinadas e plantadas em um terreno experimental. Todas se tornaram adultas, das quais 150 apresentaram raízes profundas e 50, raízes superficiais.

Após um período de estiagem, as plantas das raízes superficiais morreram e o restante foi intercruzado ao acaso, gerando uma descendência com 3600 sementes, que foram todas germinadas e plantadas em outra área experimental, chegando todas elas à vida adulta.

A quantidade de plantas adultas com raízes superficiais nessa nova área é:

a) 0

b) 400

c) 900

d) 1200

e) 3600

13. (Colégio Marista)

O componente que confere cor às tinturas capilares é denominado de acoplamento e pequenas diferenças nessas moléculas, que se ligam a outras para produzir os pigmentos, podem provocar mudanças drásticas na coloração final da tintura. A seguir são apresentadas as estruturas de agentes de acoplamento responsáveis por cores pouco usuais, como verde, roxo e azul.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Caderno 8 - Ciências da Natureza
| Foto: Reprodução

As funções orgânicas que estão presentes nas três moléculas são:

a) Amina e álcool

b) Amina e fenol

c) Éter e fenol

d) Éter e amina

e) Éter e álcool

14. (Colégio Marista)

Em uma das etapas de uma corrida com obstáculos, o competidor precisa atravessar uma estrutura segurando-se em uma argola presa a uma corda, como se fosse uma tirolesa rudimentar.

Considere um competidor de 85 Kg, encontra-se na metade desse percurso, onde a corda forma um ângulo de 30º com a horizontal, como representado no esquema a seguir:

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Caderno 8 - Ciências da Natureza

Na situação representada, é possível afirmar que a tensão exercida pela corda em cada ponta da estrutura equivale a (Dados> sem 30º = ½ e cos 30º= √3/2)

a) 850(√3/3) N

b) 1700(√3/3) N

c) 850 N

d) 850(2√3/3) N

e) 1700 N

15. (Colégio Marista)

Aproveitando uma pequena queda d’água em seu sítio, Elisa contratou alguns profissionais para construir um tanque e instalar um pequeno gerador, a fim de produzir eletricidade e iluminar o espaço.

Se a queda d’água tem 9 metros de altura e a vazão é de aproximadamente 630m³/s, a potência hídrica total na base da queda será igual a:

Dado: densidade da água 1,0.10³ kg/m³

a) 5,67 MW

b) 6,3 MW

c) 56,7 MW

d) 6,3 MW

e) 5,67MW

16. (ENEM)

O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d’água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Caderno 8 - Ciências da Natureza

O valor da pressão da água na ducha está associado à altura

a) h1

b) h2

c) h3

d) h4

e) h5

17. (ENEM)

A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.

BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é

a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.

c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.

e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

18. (ENEM)

Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a Aids), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

ACESSE TAMBÉM:

Novidade, Enem digital é aposta em oferecer nova experiência a alunos
FOLHA ENEM| Caderno 8 - Ciências da Natureza

FOLHA ENEM:

FOLHA ENEM - Ciências Humanas - Caderno 7
ENEM 2020 - Linguagens e códigos/ caderno 6
FOLHA ENEM - Provas de ciências da natureza e a atenção ao invisível
FOLHA ENEM 2020 - Caderno 3 - Ciências da Natureza
Os quatro elementos e invenções históricas ainda têm espaço no Enem
ESPECIAL ENEM 2020- História e geografia são carro-chefe na prova de ciências humanas
ENEM 2020 - Ministério da Justiça monta sistema de acompanhamento do Enem
FOLHA ENEM | Caderno 2 - Ciências Humanas
FOLHA ENEM | Gabarito - Caderno 2 - Ciências Humanas
ENEM 2020: Candidatos devem estar antenados ao que acontece no Brasil e no mundo
SIMULADO ENEM| Uma ajuda especial da FOLHA e Colégio Marista para as provas do Enem 2020
FOLHA ENEM | Caderno 1 - Linguagens e Códigos
FOLHA ENEM | Gabarito - Linguagens e Códigos
HORA DE ESTUDAR! Folha de Londrina lança caderno especial com questões e conteúdos exclusivos para o Enem 2020