Conhecida por ser uma prova muito abrangente em relação a conteúdos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é especialista em apresentar nos seus enunciados elementos de diferentes componentes curriculares, entrelaçados de forma proposital, fazendo com que o candidato aplique no momento da prova o conhecimento das suas relações com as coisas que estão ao seu redor.

Imagem ilustrativa da imagem Enem: estudantes devem estar preparados para as provas ao estilo "tudo junto e misturado"
| Foto: iStock

A interdisciplinaridade do Enem não é novidade. Mesmo assim, é necessário captar a essência do enunciado e analisar de que maneira aquelas informações se relacionam com as alternativas, para assim buscar a correta.

O professor Nilson Douglas Castilho, do Colégio Marista de Londrina, explica que esse termo "interdisciplinaridade" chega a ser confundido. "Tem gente que acha que é pegar um tema, e ver o que Português, Matemática, História e Geografia, por exemplo, falam. Isso é ser multidisciplinar", destacou.

Para ele, a não-identificação de quantos componentes curriculares existem em um determinado assunto, ressalta como um depende do outro para fazer sentido, como a construção de uma narrativa.

Castilho usou o exemplo da Previdência Social. "Posso tratar da população ativa (geografia), como a formação desses grupos sociais foi feito para considerar a aposentadoria (sociologia), a organização da sociedade e o porquê da previdência (filosofia). Tudo isso em uma mesma questão". Segundo o professor, não é necessário identificar o componente curricular de forma isolada, e sim compreendê-lo em todo o contexto.

O Colégio Marista e a Folha de Londrina estão juntos novamente, trazendo todas as segundas-feiras, no jornal impresso e também no site da FOLHA, um novo capítulo do Folha Enem 2021. Semanalmente, até às vésperas do exame, o jornal traz uma reportagem debatendo o Enem e um novo simulado preparado especialmente pelos professores do Marista, uma das principais redes de ensino do Brasil.

O coordenador do Marista explicou que para os alunos que vão prestar o Enem, a boa leitura cria um repertório que ajuda na identificação desses elementos misturados, estabelecendo a falada relação com o cotidiano.

Castilho também pondera que a escola tem a sua parcela de contribuição. "Ela (escola) é quem faz essa ponte para que o aluno seja um observador das coisas do dia a dia, porque nem sempre ele tem acesso à isso. É papel dos educadores fazerem essa aproximação entre a realidade que é abordada no Enem", explicou.

O despertar de uma sensibilidade é um ponto que o professor destaca. "Se o aluno está, por exemplo, estudando eletricidade, o que tem próximo dele que faz essa relação? O chuveiro é uma das respostas. A partir da descoberta, ele sempre fará essa associação", comentou o coordenador.

Outro ponto destacado pela interdisciplinaridade é que o candidato pode ter melhor desempenho na redação, apontou Castilho. "Cientificamente falando, (a interdisciplinaridade) é estudar discursos. O modo como se diz, e não necessariamente o que se diz", ressaltou.

O professor explicou que a partir do que pede a redação, o aluno cria e mostra que entendeu a proposta por meio de termos e conceitos estudados, não precisando de recorrer a apenas um componente curricular. "Isso mostra o quanto ele prestou atenção tanto às aulas quanto às coisas nas quais ele convive no seu dia está ao seu redor".

FOLHA ENEM 2021

A edição do Folha Enem desta segunda-feira (16) é a segunda do projeto 2021. Todas as segundas-feiras até o dia 15 de novembro, a Folha de Londrina trará novos conteúdos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio preparados pelos professores do Colégio Marista, além de um podcast especial para quem vai fazer as provas.

Acompanhe também, durante a semana, no site da Folha de Londrina e nas redes sociais do jornal a publicação de conteúdos extras sobre o Enem.

A primeira edição do Folha Enem 2021 trouxe questões de Linguagem. Nesta segunda-feira (16), na segunda edição, os leitores da FOLHA poderão treinar exercícios de matemática selecionados pelos docentes do Marista.

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Ele abre as portas para algumas das principais universidades brasileiras e também é aceito por instituições estrangeiras.

PODCAST

Ouça o professor Nilson Douglas Castilho, do Colégio Marista de Londrina, explica que esse termo "interdisciplinaridade":

Folha de Londrina · Folha Enem 2021 #2 - Provas ao estilo "tudo junto e misturado"

LEIA TAMBÉM:

+ Professores do Marista analisam as provas do último Enem

+ Um cenário mais tranquilo para o próximo Enem


ACESSE OUTROS CADERNOS E SIMULADOS AQUI

+| PODCAST | FOLHAENEM#02 - PROVAS AO ESTILO "TUDO JUNTO E MISTURADO"

***

+ CADERNO 1 - LINGUAGENS| FAÇA O SIMULADO DE QUESTÕES

+ | PODCAST | FOLHAENEM#01 - ENEM 2021 EM CENÁRIO MAIS TRANQUILO