| |

Folha Enem 5m de leitura

Covid pode ser cobrado no Enem como base para discutir outros conceitos

Por isso, é importante que os alunos tenham repertório sobre o vírus e a pandemia para a possibilidade de eles aparecerem como uma subtemas

ATUALIZAÇÃO
14 de outubro de 2022

Tamiris Anunciação / Especial para a FOLHA
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Covid pode ser cobrado no Enem como base para discutir outros conceitos

Temas atuais sempre podem cair em qualquer processo seletivo, seja no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou em vestibulares. Mas no que diz respeito à Covid-19 e assuntos relacionados à pandemia, segundo o coordenador do ensino médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, o Enem dificilmente irá partir para um viés que seja polêmico. 

Isso significa, que caso o tema Covid-19 apareça, possivelmente será como base teórica para debater outros assuntos. “O que os alunos podem esperar no que diz respeito à  Covid-19 no Enem é esse contexto de base para explicar algum conceito. Como os conceitos de vírus, de RNA, de produção de vacinas, mas nada que seja especificamente sobre pontos de vista, discursos e posicionamentos acerca da pandemia”, pontua o coordenador. 

Veja o Caderno 10 do FolhaEnem e responda às questões de Ciências Humanas 

A pandemia da Covid-19 também não deve ser tema de redação de forma direta, mas é importante que os alunos tenham repertório sobre o assunto, para a possibilidade dele aparecer como uma informação ou subtema, por exemplo. O mesmo raciocínio vale para outros assuntos atuais que estiveram em alta. É importante que os alunos e candidatos ao Enem estejam antenados nos acontecimentos do Brasil e do mundo, para ter um bom repertório na hora de realizar a prova. 

 

“É preciso estar antenado em todas as atualidades por meio de leituras, assistindo a jornais e, além disso, é preciso encontrar formas de criar um repertório e sustentá-lo. Uma dica que a gente sempre dá é que o aluno possa ler uma mesma notícia, em meios de comunicação diferentes”, destaca o coordenador.

 Mais que horas de estudo, candidato precisa de tempo de qualidade

Ao perceber diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato, o estudante pode, a partir disso, produzir respostas interpretativas, comparando textos e posicionamentos para conseguir perceber quais estratégias foram utilizadas para noticiar um mesmo acontecimento. “Isso vai ajudar o aluno a criar repertório, inclusive ajudando ele a criar uma tese ou um ponto de vista sobre um determinado assunto”, complementa Nilson Douglas Castilho.

Confira todo o conteúdo publicado no FolhaEnem 2022

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS