Pense em um sapo. Agora imagine esse sapo cabeludo. Um sapo cabeludão, com cabelos encaracolados até as patas. Um sapo que, para sair com a namorada, coloca um blusão de veludo. Um pesado casaco da cor de avestruz peludo.

LEIA MAIS:

A imaginação contra a força bruta

Parquinhos nas escolas: hora de aprender brincando

Pense também em um gato. Agora imagine que esse gato adora comer refrigerante e beber cachorro-quente.

Um gato que, quando vai à lanchonete, mastiga suco de pitanga e bebe caroço de manga. Um gato que bebe cachorro-quente de canudinho e fica grato.

Sapos cabeludos e gatos que bebem cachorro-quente fazem parte da coleção de parlendas criadas pela ilustradora e escritora Eva Furnari no livro infantil “Assim Assado”.

Publicada pela editora Moderna em nova edição, a obra traz parlendas utilizando elementos divertidos do absurdo e brincadeiras nonsenses. Numa delas, a autora imagina um time de futebol que joga com um tipo de bola diferente: “Era uma vez um time da pesada. Jogava futebol com bola quadrada.”

Também cria um espelho capaz de transformar todos os cabelos: “Era uma vez um espelho encantado. Quem usasse demais estragava o penteado.” Situações inusitadas com personagens excêntricos também integram a coleção:

“Era uma vez uma velha coroca. Carregava o gato na bolsa, conversava com minhoca.”

“Assim Assado” traz ainda conversas interessantes entre crianças testando diálogo: “Era uma vez uma conversa fiada. Um dizia: a chuva é seca! Outro jurava: a poeira é molhada!

Tudo se torna possível em “Assim Assado”. Uma bananeira tomando sol na banheira. Um sapato feito de couro de carrapato. Cinco chuvas bem guardadas dentro do porta-luvas. Ou um monte de gente fazendo sopa de dente.

.
. | Foto: Ilustração: Eva Funaro

Serviço:

“Assim Assado”

Autora – Eva Furnari

Editora – Moderna

Páginas – 32

Quanto – R$ 46,50