Uma brincadeira com supervisão, planejada e mais do que aguardada pelos alunos de diferentes idades. Comprometida com a formação dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação tem investido nos parques das unidades escolares e, desde o primeiro semestre de 2022, as transformações são uma realidade e surtem efeito no processo de formação.

O parquinho na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, no Distrito de São Luiz, criou um novo estímulo para as crianças: espaço para brincar era um sonho
O parquinho na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, no Distrito de São Luiz, criou um novo estímulo para as crianças: espaço para brincar era um sonho | Foto: Divulgação

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A Escola Municipal Francisco Aquino Toledo está localizada no Distrito de São Luiz, zona rural de Londrina. Atende 89 alunos do 1º ao 5º Ano, EJA e Sala de Recursos Multifuncional. A responsável pela escola é a diretora Márcia Aparecida Maziero. Até o final de 2021, a escola trabalhava em dualidade administrativa com o Colégio Estadual Capitão Euzébio B. de Menezes e também utilizava salas cedidas pela Paróquia São Luiz Gonzaga por não ter prédio próprio. Nesse contexto, o espaço para as crianças brincarem era bastante limitado.

De acordo com Maziero, em fevereiro deste ano, a escola recebeu uma sede totalmente nova. "A novidade chegou com espaço adequado para atender as crianças do Distrito de São Luiz com muitos recursos pedagógicos, tecnológicos, esportivos e recreativos, dentre eles o tão sonhado parquinho", alegra-se.

A gestora revela que os alunos e professores da escola receberam com imensa alegria e gratidão a obra da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. "O parque recebido é de material plástico bastante resistente e seguro, dentro das normas estabelecidas para a faixa etária atendida", informa.

Os equipamentos são utilizados na escola por todas as turmas de forma educativa e recreativa nos horários de intervalo, sempre com a supervisão de um professor, orientando o revezamento dos brinquedos entre as crianças e ensinando a respeitarem uns aos outros. "Também é utilizado em horários programados para cada turma, como atividade lúdica nas quais as crianças podem brincar, se divertir e aprender, contribuindo para o desenvolvimento da coordenação motora, socialização e da percepção do mundo à sua volta. O parque na escola trouxe às nossas crianças muita alegria, motivação para vir para escola, sorrisos, gritos, risadas e momentos prazerosos junto aos coleguinhas", esclarece.

CRIANÇAS SE DESENVOLVEM BRINCANDO

A diretora do Centro de Educação Infantil Pintando O Arco-íris, Valdete Pires Cardia, também reconhece a importância da estrutura para os alunos. Localizado no conjunto São Lourenço, região Sul de Londrina, a unidade oferece atendimento a 147 crianças, de 0 a 3 anos. Provido de dois parques - um no gramado e um coberto, o Centro de Educação Infantil faz o aproveitamento completo das estruturas, pois no gramado há equipamentos diferentes, para diferentes práticas. Na área coberta, estão a piscina de bolinhas e a cama elástica. "É nossa alternativa nos dias de chuva", comenta Cardia.

Nas escolas, os brinquedos dos parquinhos infantis são adaptados para diferentes faixas etárias: a ordem é se divertir
Nas escolas, os brinquedos dos parquinhos infantis são adaptados para diferentes faixas etárias: a ordem é se divertir | Foto: Divulgação

Ciente da importância das brincadeiras na formação de cada indivíduo, a diretora do CEI Pintando o Arco-íris expõe que diariamente os espaços são utilizados. "Duas vezes ao dia, inclusive. A cidade de Londrina oferece parques na maioria de suas praças e isso faz dela uma cidade atípica e que tem se desenvolvido com a disponibilidade de áreas de lazer até nas periferias e as crianças frequentam mesmo. Entretanto, nem todos os pais podem levar por motivos como a falta de tempo ou outros motivos", reflete a diretora.

As brincadeiras são levadas a sério. Assim, ao levar em consideração os fatores e necessidades de desenvolvimento e a impossibilidade de ir a outros parques, Cardia explica que após as atividades formais e curriculares, os alunos vão ao parque no período da manhã e à tarde também - quando as atividades são dirigidas. "Não se trata de um passatempo. Há o acompanhamento da coordenação, do professor e auxiliar", comenta.

A coordenadora do CEI, Valdelicia Batista diz que não se tratam de ações aleatórias, mas planejadas e acompanhadas com fundamentação. "As atividades dirigidas proporcionam aprendizagem. Por meio das cores dispostas nos brinquedos, por exemplo, reconhecem cada uma, assimilando-as. As formas geométricas, o número de balanços, as diferenças entre grande e pequeno, a comparação de formatos são explorados pedagogicamente e tudo é elaborado de acordo com a sequência didática elaborada pela Secretaria Municipal de Educação", destaca.

Dentro dessa realidade que une a teoria da sala de aula e o contato prático com os ensinamentos, a brincadeira flui. Aprendem brincando e, segundo a coordenadora, esse é um momento de estar no parque é precioso para cada aluno. "Ficam entusiasmados e sabemos a diferença que essa oportunidade representa para a formação como um todo, pois se reflete até no rendimento na sala de aula", observa.

Enquanto brincam, são observados. "Embora possa parecer que é só um momento lúdico, vai além. As crianças criam, olham para o circulo giratório do equipamento e dizem que é um navio e passam ao comando da embarcação. Ou seja, esse é um exemplo de como uma atividade aparentemente simples como essa", detalha.

PARQUINHOS VÃO SE MULTIPLICAR

Ao todo, as escolas municipais vão contar com 225 balanços, como esse do CEI Pintando o Arco-Íris
Ao todo, as escolas municipais vão contar com 225 balanços, como esse do CEI Pintando o Arco-Íris | Foto: Divulgação

Ao todo, serão 162 playgrounds e 225 balanços para atender as escolas e os centros municipais de educação infantil (CMEIs). De acordo com a prefeitura,o investimento aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, para essa finalidade, é de R$ 4.542.959,16. O recurso é proveniente do pacote financeiro de R$ 102 milhões para investimentos e obras na Educação de Londrina, anunciado no último dia 8 pelo prefeito Marcelo Belinati.

Este montante será utilizado para a construção de 13 novos prédios, reformas de todas as escolas da rede, instalação de parquinhos e compra de mais equipamentos. O cronograma prevê, para os próximos meses, a instalação de 162 playgrounds infantis, com diferentes modelos para atender crianças de 2 até 5 anos, e de 6 até 12 anos. Deste total, foram comprados 65 parquinhos no modelo com três torres (12 anos), 53 com três torres (5 anos), 24 com duas torres (5 anos) e mais 20 com duas torres (12 anos).

As aquisições somam R$ 3.008.312, 21 em investimento e a distribuição dos itens será feita conforme a área e espaço que cada unidade escolar possui.Outros R$ 997.286,95 são disponibilizados para a compra do piso emborrachado que serve aos parquinhos, totalizando 5.305 unidades. Completam os recursos mais R$ 491.010,00 para as estruturas de balanço infantil, sendo 75 com dois lugares (5 anos), 75 com dois lugares (12 anos) e ainda 75 acessíveis para cadeirantes.

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