Realizado há 27 anos pelo Sistema Faep/Senar-PR, o concurso Agrinho está com inscrições abertas até 31 de agosto. Neste ano, o tema dos trabalhos é a sustentabilidade ambiental, com premiações que chegam a três carros zero quilômetro para os três docentes que desenvolverem os melhores projetos.

“O principal objetivo do concurso é desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, com vistas à melhoria da qualidade de vida”, explica Josimeri Aparecida Grein, técnica do Departamento Técnico do Sistema Faep/Senar-PR.

LEIA MAIS:

11º ECOH leva às escolas a arte de contar histórias

Com programação permanente Palnetário ensina e diverte visitantes

A professora Sheila Rodrigues Berti Rosa, da Escola Municipal Professora Leonilda Prado, em Moreira Sales (noroeste do Paraná), foi uma das vencedoras da categoria Experiência Pedagógica do Programa Agrinho de 2019. Como prêmio, ela ganhou um Fiat Mobi 0 km, veículo que está com ela até hoje. “Não troco, não vendo e não doo”, diz.

A educadora desenvolveu com 40 alunos do 4º ano do ensino fundamental um projeto sobre os meios de comunicação que ligam o campo à cidade.

O start para o projeto se deu ainda no início de 2019, quando o trabalho ainda nem havia sido inscrito. No período das férias ainda, a professora teve a ideia de enviar cartas à casa dos alunos dando as boas-vindas e anunciando antecipadamente o nome da professora do próximo ano letivo.

A professora Sheila Rosa ganhou um carro 0 km com projeto sobre meios de comunicação e a zona rural
A professora Sheila Rosa ganhou um carro 0 km com projeto sobre meios de comunicação e a zona rural | Foto: Arquivo pessoal

O tema da relação dos meios de comunicação com a zona rural foi reforçado e levado à frente para o projeto quando 3 alunos que moravam fora da cidade não receberam as cartas. “Como estamos em um município pequeno, de 12 mil habitantes, é costume o pessoal da zona rural pegar as cartas nos Correios, e só ligam quando é urgente”, conta.

Os alunos, então, visitaram os Correios para saber como são postadas as correspondências e, a partir daí, começaram a estudar diversos meios, como rádio, jornal, TV, cinema e teatro.

Alunos durante visita aos Correios aprenderam como é o processo de envio de correspondências
Alunos durante visita aos Correios aprenderam como é o processo de envio de correspondências | Foto: Arquivo pessoal

Entre outras atividades, o projeto incluiu visita a jornais e rádios da cidade e da região. Alunos fizeram uma edição de 4 páginas de um jornal da escola com os acontecimentos do Programa Agrinho. Ao todo, foram impressos 200 exemplares que foram distribuídos no evento do Dia das Mães de 2019.

Além disso, os estudantes entrevistaram os produtores rurais que fornecem merenda à escola para saber qual o meio de comunicação mais utilizado por eles. A resposta: o rádio.

“Os alunos entrevistaram também os agricultores para saber sobre o cotidiano deles e depois entregaram relatórios”, explica a professora. O fechamento do projeto foi com uma visita ao cinema em Campo Mourão, a 75 km de Moreira Sales, no final do ano letivo de 2019.

A professora destaca que a principal função do projeto foi contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade com a aceleração de meios de comunicação.

“Para isso, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores apreendidos na prática do dia a dia, no meio social. Ver os alunos como protagonistas de seu aprendizado significou oferecer a eles autonomia, estimulando-os a buscar informação e construir conhecimento”, conclui a docente. Desde março de 2021, Sheila assumiu a direção da escola.

Premiação de edição passada do concurso Agrinho, realizado há quase 30 anos
Premiação de edição passada do concurso Agrinho, realizado há quase 30 anos | Foto: Faep/ Divulgação

INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

O primeiro passo para participar do concurso Agrinho é preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site sistemafaep.org.br/agrinho. Na sequência, o professor deve inserir os documentos solicitados no sistema, incluindo o trabalho e a ficha de inscrição assinada pela direção da instituição de ensino (digitalizados e salvos em PDF).

Ao todo, são seis categorias ofertadas: Desenho Educação Especial, Desenho 1º ano, Redação 2º ao 9º ano, Experiência Pedagógica, Escola Agrinho e Município Agrinho. O regulamento completo para cada categoria também está disponível no site.

As categorias Desenho e Redação estão divididas entre as redes pública e particular, com exceção da categoria Desenho Educação Especial, destinada aos alunos matriculados nas Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Na categoria Redação destinada à rede pública de ensino, podem participar alunos matriculados do 2º ao 5º ano do ensino fundamental 1, e à rede particular, estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental 2. O número de alunos concorrentes por escola é livre, mas cabe ao professor selecionar apenas um trabalho por turma para ser submetido ao concurso.

REGIONAL

Os trabalhos enviados nas categorias Desenho e Redação da rede pública de ensino vão passar por uma classificação regional, com premiação de smartphones para os alunos e seus respectivos professores classificados em 1º lugar. Na sequência, seguem para a fase estadual, com entrega de tablets para os vencedores. Na rede particular, os trabalhos vão passar apenas pela etapa estadual.

As categorias Escola Agrinho e Município Agrinho também vão contar apenas com a classificação estadual. Em Escola Agrinho, o 1º lugar será premiado com quatro notebooks e um projetor multimídia, enquanto os classificados em 2º e 3º lugares ganharão três notebooks cada. Na categoria Município Agrinho, voltada para as Secretarias Municipais de Educação do Paraná, os três primeiros colocados receberão um notebook e um projetor multimídia.

RELATOS

Na categoria Escola Agrinho, o relator indicado pela direção da instituição de ensino deve relatar todas as atividades desenvolvidas na escola que envolveram o programa Agrinho em 2022, sejam elas ações pedagógicas (experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores), ou as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula (os desenhos e redações).

Na categoria município Agrinho, o relator indicado pelo secretário municipal de Educação irá relatar os mesmos dados mencionados na categoria Escola, mas o foco nesse caso é verificar o alcance do programa dentro do município.

“Nessas duas categorias é importante deixar claro como e quem trabalhou com o programa Agrinho. Seja na da escola ou no município, é necessário indicar os atores envolvidos de forma quantitativa também (quantos alunos/professores/escolas)”, explica Josimeri.

A categoria Experiência Pedagógica volta a premiar professores com automóveis. Serão três trabalhos vencedores na etapa estadual, sem distinção entre redes pública e particular. Na etapa anterior, serão escolhidos dois trabalhos por regional do Senar-PR, que receberão um tablet como prêmio. Os 20 docentes classificados vão concorrer aos três automóveis na etapa estadual.

A lista dos professores selecionados na primeira fase será divulgada no site do Sistema Faep/Senar-PR no dia 26 de setembro. A segunda etapa consiste em uma apresentação do projeto pelo professor a ser realizada, de forma online, nos dias 29 e 30 de setembro.

“Em relação ao tipo de experiência pedagógica, é necessário que o professor observe o contexto onde seu aluno está inserido e proponha uma ação de intervenção pedagógica que propicie, além da aprendizagem curricular, a melhoria da qualidade de vida dos alunos e da comunidade envolvidos, dentro do tema sustentabilidade ambiental”, explica.

Os nomes dos vencedores serão divulgados no site na segunda quinzena de outubro. A cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2022 está marcada para acontecer no dia 7 de novembro, em Curitiba. No ano passado, o concurso Agrinho recebeu, ao todo, 4.877 trabalhos.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link