Uma viagem pela região amazônica repleta de curiosidades
Lenda sobre como os pássaros adquiriram cores está no livro infantojuvenil escrito por Silvana Salerno e ilustrado por Cárcamo.
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de novembro de 2025
Lenda sobre como os pássaros adquiriram cores está no livro infantojuvenil escrito por Silvana Salerno e ilustrado por Cárcamo.

Muito tempo atrás, quando o Brasil era todo floresta, os pássaros não tinham cores. Eles eram inteirinhos pretos. Suas penas não eram coloridas.
O papagaio era preto. O sabiá também. A arara era toda preta. O beija-flor tinha uma única cor: preta. Garças, canários, socós, bem-te-vis, rolinhas, tucanos e pintassilgos tinham só penas pretas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp
Certo dia os passarinhos avistaram uma sucuri tomando sol na beira do rio. Era uma serpente diferente, muito colorida e cintilante. Ficaram encantados com a exuberância das cores. Sob o sol, suas escamas tinham listras vermelhas, amarelas, verdes, azuis e brancas.
Hipnotizados, os pássaros tiverem uma ideia: pegar as cores da pele da sucuri.
Leia mais:
Todos se aproximaram da cobra e começaram a bicar suas escamas coloridas. O papagaio pegou a cor verde e espalhou em suas penas. A garça pegou a cor branca. A arara pegou as cores azul e vermelha. O canário escolheu a amarela.
Cada ave escolheu a cor de sua preferência e colocou em suas penas. Algumas escolheram apenas uma ou duas cores. Outras pegaram quatro ou cinco cores.
Segundo as lendas amazônicas, foi a partir deste dia que as aves ganharam as penas coloridas que possuem hoje. Cada pássaro pintou suas penas com as cores retiradas da pele da sucuri.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp
Esse mito criado pelos povos indígenas da região amazônica integra “Viagem Pelas Histórias da Amazônia: Qual é o Seu Norte?”, livro infantojuvenil escrito por Silvana Salerno e ilustrado por Cárcamo.
Publicado originalmente em 2012, acaba de receber uma nova edição revista e
ampliada lançada pela editora Companhia das Letrinhas. Com jeito de almanaque
repleto de curiosidades, além de mitos e lendas traz um grande leque de informações
sobre fauna, flora, geografia e a cultura dos povos da região através de textos, fotos,
desenhos e mapas.
A obra oferece um belo panorama da chamada Amazônia Legal, região formada
por nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia,
Roraima, Tocantins e uma parte do Maranhão.

SERVIÇO:
“Viagem Pelas Histórias da Amazônia: Qual o Seu Norte?”
Autora – Silvana Salerno
Ilustrações – Cárcamo
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 80
Quanto – R$ 74,90
ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp






