Reforçando a estreita ligação entre a música e a política que teve seu auge no país com canções de protesto compostas nas décadas de 1970 e 80, a solenidade de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá como trilha sonora shows de artistas dos mais variados estilos musicais. Batizado de Festival do Futuro, o evento que acontece no próximo domingo (1º), em Brasília, contará com a apresentações de Paulinho da Viola, Pabllo Vittar, Zélia Duncan, Martinho da Vila, Maria Rita e Chico César, dentre outros. A solenidade e os espetáculos terão transmissão ao vivo a partir das 15 horas e poderão ser assistidos pelos principais canais de TV aberta (Globo, SBT, Bandeirantes) e também pelo Globoplay.

LEIA MAIS:

Em livro, as íntimas relações entre a miséria e o poder

Promic movimenta a cena cultural de Londrina há 20 anos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o 39º presidente eleito do Brasil desde a proclamação da República. A sessão solene de posse terá início às 15h, no Congresso Nacional com a execução do Hino Nacional, a assinatura do termo de posse e um pronunciamento à nação. Já a programação do Festival do Futuro tem início agendado a partir das 11h, na Esplanada dos Ministérios.

Os shows acontecerão em dois palcos que foram batizados com os nomes das cantoras Elza Soares e Gal Costa, falecidas em 2022. Artistas que se posicionaram a favor de Lula durante a campanha eleitoral em shows e pelas redes sociais estarão presentes no evento. É o caso de Pabllo Vittar, Chico César, Teresa Cristina, Zélia Duncan e Margareth Menezes, que aceitou o convite para assumir a recriação do Ministério da Cultura.

O Festival do Futuro foi organizado pela futura primeira-dama, Janja Lula, para celebrar a vitória presidente nas urnas. A apresentação ficará por conta de Titi Müller e Paulo Vieira. A estimativa é de que o evento reúna cerca de 300 mil pessoas. Às 10h, a festa terá início um cortejo popular. Em seguida, o palco Elza Soares receberá o espetáculo “Brasília, Capital de Todos os Ritmos”, com canções de representatividade cultural do Brasil. Os shows serão interrompidos às 13h para que o público presente acompanhe a cerimônia da posse. Após o encerramento da programação oficial, as apresentações serão retomadas às 18h30min com previsão de encerramento somente às 3h30 do dia 2 de janeiro.

Além de assistir aos espetáculos, o público poderá desfrutar de uma feira gastronômica, com pratos da culinária de vários locais do país que serão expostos em uma tenda montada no gramado central da Esplanada. Em um espaço de aproximadamente 8 mil metros quadrados também haverá 40 estandes de alimentação, 15 de bebidas e drinques, além de 10 food trucks.

Confira a lista de artistas que se apresentarão no Festival do Futuro:

SHOW “AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA”

Participações:

– Aline Calixto

– Fernanda Abreu

– Jards Macalé

– Maria Rita

– Martinho da Vila

– Paula Lima

– Leoni

– Renegado

– Rogeria Holtz

– Teresa Cristina

– Romero Ferro & Zélia Duncan

– Delacruz

Direção musical: Itamar Assiere

SHOW “FUTURO ANCESTRAL”

Participações:

– Drik Barbosa

– Marissol Mwaba

– Ellen Oléria

– Fioti

– Gog

– Rael

– Rappin Hood

– Salgadinho

– Ingrid Silva

SHOW “OUTRA VEZ CANTAR”

Participações:

– Alessandra Leão

– Chico César & Geraldo Azevedo

– Fernanda Takai

– Francisco El Hombre & Lue

– Flor Gil

– Johnny Hooker

– Lirinha

– Marcelo Jeneci

– Odair José

– Otto

– Paulo Miklos

– Tulipa Ruiz

– Thalma de Freitas

Kleber Lucas Convida convida Leonardo Gonçalves, Clovis, Mn Mc e Sarah Renata

Gaby Amarantos convida Aila, Kaê Guajajara e Jaloo

Baiana System convida Margareth Menezes

Duda Beat convida Almério, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra

Valesca Popozuda convida Mc Marks e Mc Rahell

Juliano Maderada & Banda

Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link