O londrinense Daniel Simitan recorda que sua inclinação para a arte apareceu cedo e agora seu nome desponta na nova geração de compositores de trilhas sonoras no cinema nacional. A trilha pode ser conferida nos cinemas na comédia policial “Me Tira da Mira”, que estreou na quinta-feira (24). O filme é dirigido por Hsu Chien e traz no elenco Cleo, Fabio Jr, Fiuk, Sérgio Guizé e Vera Fischer.

Em entrevista à Folha, ele revela: "Realmente comecei muito novo. Lembro que passei minha adolescência em bandas de rock e vivia ensaiando e tocando por aí, vendíamos camisetas da banda para juntar dinheiro e gravar um CD demo com quatro músicas, uma fase muito gostosa que lembro com carinho. Mas eu decidi mesmo ser compositor só na faculdade de música, quando estudei e aprendi de fato como fazer", diz. Simitan conta que o filme tinha acabado de ser feito e o convite surgiu em um almoço com o diretor Hsu Chien.

O músico destaca que cada filme tem sua especificidade, é preciso se atentar para o gênero e trama para se criar uma trilha eficiente. "Em 'Me Tira da Mira', o maior desafio foi encontrar sonoridades particulares, principalmente os tons de comédia e suspense, afinal, já sabíamos que a música poderia marcar estas cenas de forma especial e criar uma identidade. Outro desafio foi balancear os momentos investigativos e as cenas de ação, e com toda essa mistura conseguir construir uma trilha que fosse narrativamente coerente”.

O compositor considera que um trabalho como esse o projeta, pois ​trata-se de um filme com grande visibilidade. "Acredito que isso tem diversos benefícios para minha carreira. Os outros filmes que fiz estão alcançando um grande sucesso nos festivais, com muitos prêmios e visibilidade fora do país. E o "Me Tira da Mira" já está sendo bastante elogiado pela crítica especializada, e tenho certeza que será um sucesso de público", diz.

LEIA MAIS

A história de Londrina em poemas sinfônicos

Filme paranaense é premiado no Festival de Gramado

Atualmente, ele trabalha na composição da trilha do aguardado “Tração”, de André Luís, que tem como tema o motocross, e, no elenco, traz Marcos Pasquim, Nelson Freitas, Maurício Meirelles e André Ramiro. E, em breve, também, entrará em estúdio para gravar os arranjos de uma série musical dirigida pelo músico Jay Vaquer.

Entre compositores que admira, Simitan coloca os italianos Ennio Morricone (“‘Cinema Paradiso’ é uma das mais emocionantes da história do cinema”) e Nino Rota (“o que ele fez em ‘O Poderoso Chefão’ foi genial”). Entre os contemporâneos, ele cita Danny Elfman, Hildur Guonadóttir e Ludwig Goransson.

Transitando entre vários gêneros cinematográficos, Simitan aponta que a principal função da trilha sonora é contribuir para que o filme comunique-se com o público. “O objetivo maior da música é sempre o de ajudar a contar aquela história, consequentemente, cada filme é um filme. Por outro lado, ocorre um processo natural na comunicação em que diversos signos são construídos coletivamente, e esses signos nos ajudam bastante a demarcar musicalmente gêneros como comédia, drama, terror e assim por diante”.

A comédia policial "Me Tira da Mira" tem Cleo Pires, Fábio Jr e Fiuk no elenco
A comédia policial "Me Tira da Mira" tem Cleo Pires, Fábio Jr e Fiuk no elenco | Foto: Divulgação

SONORIDADE IDEAL

Para ajudar nesse trabalho de comunicação, e compor a trilha perfeita para cada projeto, Simitan faz diversos testes com instrumentos e sons, até chegar à sonoridade ideal. “Essa é uma parte essencial na composição, encontrar a paleta sonora para o filme. Para isso eu sempre procuro inspiração nas atuações, na fotografia, no figurino e na arte do filme.”

Como exemplo, ele explica as diferenças entre a sonoridade “Jesus Kid”, que em breve chegará aos cinemas nacionais, com Paulo Miklos e Sérgio Marone no elenco, e “Me Tira da Mira”, no qual Cleo interpreta uma policial investigando um caso de aparente suicídio. “No primeiro, a paleta sonora era mais uniforme e a harmonia se baseava no personagem fracassado (Miklos), no outro, além de usar mais rítmicas brasileiras, a harmonia precisava se desprender de caminhos previsíveis, exatamente porque as personagens eram imprevisíveis e extremamente malucas.”

“Todo filme tem algum tema ou cena que são bem desafiadores, momentos muito importantes pra narrativa, eu gosto de começar a compor por esses momentos. Então sempre acho o maior desafio encontrar esses temas, eles precisam ‘bater no peito’, e quem estiver na sala precisar sair cantarolando o tema, tento pensar assim. Outro desafio, porém na parte logística, é quando se vai gravar com um grupo grande, com muitos músicos, a preparação pra essas gravações geralmente costumas exigir uma boa organização, se não tiver experiência a chance das coisas não saírem bem são grandes”, conclui.

FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA

Formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Simitan estreou na composição para cinema com o longa “Calvário”, de Márcio Darocha, que está em fase de finalização, e já tem em sua filmografia seis longas, como “Moléstia”, de Marcéu Pierrotti; “Jesus Kid”, de Aly Muritiba, premiado no Festival de Gramado de 2021; e “Marte Um”, de Gabriel Martins, que fez sua estreia mundial no Festival de Sundance deste ano.

O artista vive em Londrina e considera que a qualidade de vida para ele e a família são decisivos. "Gosto muito de morar aqui e tenho certa resistência em me mudar para outra cidade. Descobri que, na verdade, morar em Londrina pode ter muitas vantagens, temos excelentes estúdios na cidade, e um pessoal muito capacitado, além dos nossos músicos que não deixam a desejar em nada para os músicos dos grandes centros, então sempre que possível prefiro gravar as trilhas aqui.

O compositor também ressalta que a trilha sonora tem o poder de transformar um filme. “As vezes, a cena não saiu tão engraçada ou tão dramática quanto o diretor gostaria e, as vezes, fica a cargo da música resolver. A música tem o poder de remeter ao espectador até mesmo a situações ou elementos que nem estão em cena, como um trauma vivido anteriormente pela personagem ou algum outro momento do filme.”

Filmografia de Daniel Simitan como compositor:

Em Finalização – Tração, de André Luís

Em Finalização – Calvário, de Márcio Darocha

2022 – Marte Um, de Gabriel Martins

2021 – Me Tira da Mira, de Hsu Chien

2021 – Jesus Kid, de Aly Muritiba

2021 – Moléstia, de Marcéu Pierrotti

Serviço:

Filme: Me Tira da Mira (direção Hsu Chien)

Onde: Em todo território nacional

Confira o trailer oficial do filme no YouTube

Mais informações; www.danielsimitan.com

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link