Inspirado pelas sensações que Londrina evoca a partir de sua natureza cosmopolita e da fusão étnica que marca sua trajetória, o jornalista e escritor Renato Forin Jr. escreveu quatro poemas narrativos que contam de forma subjetiva a história do município. Produzidos em comemoração aos 87 anos da cidade celebrados no último dia 10, os textos inspiraram poemas sinfônicos compostos por Daniel Simitan e Erisla Pastore e deram origem à homenagem literária e musical intitulada “Londrina em 4 Atos”. O concerto on-line estreia virtualmente nesta quarta-feira (15), às 21 horas, e conta com arranjos executados pela Orquestra Acadêmica Bravi.

Em “Londrina em 4 Atos”, a cidade é personificada na figura de uma senhora de 87 anos - a mesma idade de Londrina - que sofre com Covid na UTI de um hospital. Entre lembranças, afetos e arrependimentos – e diante da incerteza da continuidade de sua história – ela revisita outros tempos, outras décadas de si. As obras lítero-musicais percorrem a história de Londrina, contando-a de um ponto de vista não-oficial.

A orquestra Bravi executa os poemas  de Renato Forin Jr musicados por Daniel Simitan e Erisla Pastore
A orquestra Bravi executa os poemas de Renato Forin Jr musicados por Daniel Simitan e Erisla Pastore | Foto: Gabriel Sampaio/ Divulgação

Nos textos escritos por Renato Forin Jr. o público acompanha regressivamente o enredo dividido em quatro atos, que começa na pandemia do presente (Madrugada) e vai até a infância (Manhã), com metáforas sobre o processo da colonização, mas da perspectiva de povos que originalmente ocupavam o norte do Paraná. “A gente vai conhecendo a personagem aos poucos – seu rosto, as marcas no seu corpo, sua linhagem familiar, aparecem em pistas distribuídas no poema. Muitas vozes atravessam o discurso dela e materializam a babel que é Londrina e suas contradições: cenários arrojados e tradicionais, a vocação progressista e arraigada, as narrativas sublimes e as brutais”, explica o escritor.

A partir da narrativa produzida por ele, os compositores Daniel Simitan e Erisla Pastore elaboraram os chamados “poemas sinfônicos”, estilo praticado no Romantismo e que consiste em criações musicais inspiradas por uma obra literária. As composições criadas para o projeto fundem uma variedade de tendências para evocar sonoramente as imagens líricas e a trajetória da protagonista – dos solos de viola ao uso percussivo dos instrumentos de cordas, das fugas barrocas ao minimalismo contemporâneo.

As gravações da obra literária e musical foram realizadas em quatro dias no Plugue Estúdio, com produção de áudio de Júlio Anizelli e captação em vídeo pela RubroLab. A Orquestra Acadêmica Bravi, que executa os poemas sinfônicos, conta com treze musicistas sob a direção artística de Jhonatan Santos, e é composta por instrumentos de cordas friccionadas como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo.

A estreia de “Londrina em 4 Atos” acontece de forma on-line. O link, de participação gratuita, pode ser acessado por meio do site https://www.londrinaemquatroatos.com.br. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Serviço:

Concerto on-line “Londrina em quatro atos”

Quando – Estreia nesta quarta-feira (15), às 21 horas

Onde - www.londrinaemquatroatos.com.br

Gratuito

Imagem ilustrativa da imagem A história de Londrina em poemas sinfônicos