Filmado em Curitiba e dirigido por Aly Muritiba, cineasta baiano radicado na capital paranaense, o longa-metragem “Jesus Kid” foi um dos grandes premiados na 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O filme recebeu prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante para Leandro Daniel na premiação realizada no último sábado (21).

A produção é baseada na obra homônima de Lourenço Mutarelli. o longa tem roteiro original de Aly Muritiba e é protagonizado por Paulo Miklos, que interpreta Eugênio, um escritor de pocket books de western, que atravessa uma fase difícil. Seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está indo mal de vendas e a editora ameaça tomar-lhe o personagem e entregá-lo a outro escritor. Então aparece o que poderia ser a sua salvação. Eugênio é contratado por um produtor e um diretor de cinema para escrever o roteiro de um filme. O único problema é que ele tem que escrever este roteiro dentro de um hotel luxuoso, do qual, por contrato, não pode sair por três meses.

O processo de adaptação do texto literário para um roteiro original de cinema foi bastante longo, começou em 2012 e terminou em 2019. Muritiba fez questão de escrever uma história que tivesse a sua visão sobre o universo criado por Mutarelli, por isso o filme tem diferenças em relação ao livro. “Nesse meio tempo o mundo mudou, o Brasil mudou muito (pra pior) e eu peguei toda minha fúria pós eleições de 2018 e botei no roteiro atualizando aquela história para um mundo distópico, conservador e quase ditatorial, algo nada parecido com o Brasil de 2021”, complementa Muritiba. Fã do gênero western desde a infância, o diretor comenta que usou diferentes referências para compor Jesus Kid, que vão de Jim Jarmusch, Irmãos Coen a Tarantino.

Trilha sonora foi produzida em Londrina

Em parceria com músicos e produtores culturais de Londrina, o compositor londrinense Daniel Simitan foi responsável pela trilha sonora original do longa-metragem “Jesus Kid”. O trabalho contou com a participação da Orquestra Acadêmica Bravi em dias intensos de gravação no estúdio Plugue, ambos sediados em Londrina. "Fiquei muito orgulhoso do resultado que chegamos com a música do filme. Conseguimos criar uma sonoridade única para um filme que era muito singular, misturando suspense, ação e comédia, carregados de elementos de faroeste”, diz Simitan.

“Jesus Kid” é o segundo longa-metragem com trilha composta por ele, que também assina a trilha sonora do filme “Calvário”, do diretor Márcio Darocha, também gravada e produzida em Londrina, em 2018. Já em 2021, o compositor londrinense assina as músicas do filme “Marte Um”, com direção de Gabriel Martins e produção da Filmes de Plástico (Belo Horizonte - MG) e ainda divide sua agenda na ponte aérea Londrina - Rio de Janeiro, desenvolvendo a trilha sonora do filme “Me tira da mira”, com atuação de Cléo Pires, Fiuk e Fábio Junior com direção de Hsu Chien.

"Eu me dediquei muito pra chegar onde estou hoje, tenho o privilégio de trabalhar com grandes diretores e em grandes filmes. É bom estar rodeado de pessoas incríveis que eu sempre admirei e dividir os créditos nos filmes com elas. Meu maior objetivo é construir uma referência sólida em trilha sonora fora do eixo Rio-São Paulo”, enfatiza o compositor que possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Após a conclusão do curso, Simitan passou a estudar a estética e produção de áudio no ambiente cinematográfico, passando pela pós-graduação em trilha sonora para cinema e televisão.

Após a estreia no 49º Festival de Cinema de Gramado, o filme “Jesus Kid” deve entrar no circuito das salas comerciais de exibição até o final do ano.