Dezessete filmes franceses, entre clássicos e inéditos, serão exibidos em Londrina dentro da programação do 13º Festival Varilux de Cinema Francês. O evento será aberto nesta terça-feira (21) e prossegue até o dia 6 julho, com sessões diárias realizadas nas salas de cinema do Cineflix do Aurora Shopping. A seleção conta com temáticas variadas e gêneros como comédia, drama, suspense e romance.

Na lista de filmes inéditos estão produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (Peter Von Kant), Cédric Klapisch (O Próximo Passo), Asghar Farhadi (Um Herói) e Louis Garrel (Um Pequeno Grande Plano). O festival fará também duas homenagens: a um clássico da cinematografia do país,

“O Papai Noel é um Picareta”, de Jean Marie Poiré; e aos 400 anos de nascimento de Molière, um dos maiores nomes de sua dramaturgia, através do filme “As Aventuras de Molière”, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.

Dentro os destaques da programação estão obras premiadas como “O Acontecimento”, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021. “Um Herói”, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021. “Contratempos”, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza. “O Destino de Haffmann”, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021. E “Peter Von Kant”, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

Um herói: filme de Asghar Farhadi foi vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes em 2021
Um herói: filme de Asghar Farhadi foi vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes em 2021 | Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Dia Nacional do Cinema: décadas de histórias e memórias

“Estamos sempre atentos para trazer para o festival obras de qualidade e com diversidade de temas. Sabemos que o público quer rever seus atores e diretores preferidos, mas também conhecer as novas revelações”, comenta Christian Boudier, codiretor e cocurador do festival sobre os filmes do festival estrelados por astros consagrados como Fanny Ardant (“Os Jovens Amantes”), Isabelle Adjani (“Peter Von Kant”), Virginie Efira (“Esperando Bojangles” e “O Segredo de Madeleine Collins”), Daniel Auteuil (“O Destino de Haffmann”) e outros nomes consagrados.

“Esperando Bojangles” tem Virginie Efira no elenco, uma atriz consagrada
“Esperando Bojangles” tem Virginie Efira no elenco, uma atriz consagrada | Foto: Divulgação

Leia mais: O indecifrável talento de Nicolas Cage numa sátira irreverente

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Serviço:

13º Festival Varilux de Cinema Francês

Quando – De 21 de junho a 6 de julho

Onde – Cineflix do Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400)

*A programação completa dos filmes e o preço dos ingressos podem ser conferidos no site www.cineflix.com.br

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link