|
  • Bitcoin 121.350
  • Dólar 5,0504
  • Euro 5,2179
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 28/07/2022, 10:31

Espetáculo Levante! aborda a construção dos sistemas

Apresentação gratuita acontece na Casa de Cultura da UEL, às 17h e 19h; projeto também conta com oficinas

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de julho de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Lídia Ueta/ Divulgação
menu flutuante

Além de ser referência direta à imagem de um corpo em pé, a palavra “levante” caracteriza-se pela capacidade das pessoas se organizarem para levantar outro sistema econômico, social e político. Esse conceito é levado aos palcos no espetáculo “Levante!”  que será encenado gratuitamente nesta quinta-feira (28), às 17h e 19h, na Casa de Cultural da UEL.  

LEIA MAIS:

Prêmio Jabuti 2022 tem cinco obras da Eduel entre os concorrentes

Profice 2022 abre inscrições para teatro, artes visuais e patrimônio

Concedida por Renata Roel e Fernando de Proença, a montagem aborda questões sobre a construção da cena e a relação entre artista e espectador. Em cena, artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena enquanto ela acontece - fazem analogias ao micro e ao macro do corpo em relação ao espaço. É sobre empilhar, atravessar, derrubar, escapar, sentar e levantar. Pulsam no risco do que pode desabar a qualquer momento e na urgência de deslocar-se com quem está junto. 

Na fricção entre dança e teatro, Renata e Fernando propõem dispositivos que aproximem e promovam deslocamentos. Estar junto é a grande transgressão e partilhar do espaço em pequenos e grandes deslocamentos é intencional para que haja encontro no meio do caminho. 

Em Levante!, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena fazendo alusão às relações do corpo com o espaço e aos vínculos na convivência humana Em Levante!, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena fazendo alusão às relações do corpo com o espaço e aos vínculos na convivência humana
Em Levante!, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena fazendo alusão às relações do corpo com o espaço e aos vínculos na convivência humana |  Foto: Lídia Ueta/ Divulgação
 

Além da encenação, o projeto Levante! conta com duas oficinas gratuitas que serão ministradas em Londrina. Uma delas é  “Danças e espaços: poéticas para encontros”, que tem como proposta procedimentos ligados a técnicas de movimentos de dança aliados à consciência corporal, escuta de grupo e composição espacial com objetivo de expressão poética.  

Já a oficina “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera” tem o propósito de ampliar a imaginação poética como recurso do que podemos chamar de ativismo artístico e possibilitar novas instrumentalizações para a criação de imagens artísticas.  

O projeto Levante! Foi contemplado pelo prêmio Funarte Klauss Vianna – 2014 e conta com apoio da Copel e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), do Governo do Estado do Paraná. 

SERVIÇO: 

Espetáculo Levante! 

Quando -  Quinta-feira (28), às 17h e 19h 

Onde - Casa de Cultura da UEL (Av Celso Garcia Cid, 205) 

Gratuito – Ingressos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br) 

Oficina de Artes Visuais com Milla Jung e  Oficina de Dança Contemporânea com Viviane Mortean 

Quando – Quinta-feira (28), das 9h às 13h e das 14h às 18h  

Onde - Espaço AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Em frente à Concha Acústica) 

Gratuito – Ingressos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br) 

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link