Cinco livros publicados pela Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) integram a lista de concorrentes da mais celebrada premiação literária do Brasil, o Prêmio Jabuti – Edição 2022. As obras entraram na disputa em três categorias: Ilustração, Tradução e Ciências Humanas. O resultado será divulgado até o final deste ano pela CBL - Câmara Brasileira de Livros, entidade organizadora do evento.

Livro de autoria de Lorenzo Cruz Coneglian & André Luis Onório Coneglian, o livro “Por hora, cadeira de rodas” concorre na categoria Ilustração. A obra é resultado da experiência real vivida por um dos autores. Lorenzo tem seis anos de idade, lê e escreve desde os quatro anos. Em junho de 2017, numa brincadeira de criança, sofreu um acidente e fraturou a tíbia direita, o que o deixou com a mobilidade reduzida e o fez usar cadeira de rodas por dois meses e meio. Numa sessão de psicoterapia surgiu a ideia de escrever um livro no qual pudesse compartilhar suas experiências com muitas outras pessoas.

Leia mais: Festival Dobra seleciona artistas e expositores para próxima edição

Outras três obras da Eduel concorrem na categoria Ciências Humanas. Uma deles é "Nos bastidores do Cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio”, de Eva Cristina Francisco. O livro coloca o leitor diante do processo criativo fílmico que inclui a apresentação do roteiro filmado, fornecido pela assessoria do diretor do filme. O DVD contendo o making of, cenas cortadas e entrevistas são elementos fundamentais para o desvelar desse processo.

Ainda na categoria Ciências Humanas está na disputa "Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista”, de Lucas de Almeida Pinheiro. O livro leva o leitor à fase inicial do teatro de Bob Wilson, quando o artista elabora as bases de seu trabalho, guiado pela escuta e pelo olhar em dois meninos: Christopher Knowles, autista, e Raymond Andrews, surdo. Já “Publicidade Marginal: funcionamento e efetividade argumentativa”, de autoria de Antonio Lemes Guerra Junior, aborda sentidos em movimento centrífugo. Deslizam da estética publicitária do alto padrão criativo para a margem – a publicidade marginal.

As obras que concorrem ao Prêmio Jabuti 2022 podem ser adquiridas no site da Eduel e em lojas parceiras. Na avaliação do diretor da Eduel, a presença constante da editora em um prêmio referente na área literária ajuda a projetá-la no cenário nacional, especialmente entre as universidades. “As obras selecionadas são o retrato do nosso potencial editorial e demonstram o trabalho cuidadoso que é desenvolvido pela equipe durante todo o processo de editoração e publicação dos livros”, destaca Gilmar Aparecido Altran.

Desde que foi fundada em 2005, a Eduel acumula prêmios de destaque no cenário nacional. A mais recente conquista foi em 2021, quando o livro “Kafka e Schopenhauer – Zonas de Vizinhança” (2020, 226 p.), de Maurício Arruda Mendonça, conquistou o 1º lugar do Prêmio Mário de Andrade, da Biblioteca Nacional, na categoria Ensaio Literário.

Em 2011, a Editora conquistou o 3º lugar do Prêmio Jabuti, na categoria Tradução, com o livro “Noites Áticas”, de autoria de Aulo Gélio, tradução de José Rodrigues Seabra Filho. Em anos anteriores – 2004, 2007, 2010 e 2011 -, livros da Editora foram finalistas em várias categorias das edições do Prêmio Jabuti, entre elas as categorias Capa, Critica/Teoria Literária, Educação e Comunicação. (Com informações do site www.operobal.uel.br)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link