Lucio Oliveira: o criador de Edibar diz que o personagem foi inspirado num bêbado que entrou na missa e Ana Conda foi inspirada de fato numa ex-sogra
Lucio Oliveira: o criador de Edibar diz que o personagem foi inspirado num bêbado que entrou na missa e Ana Conda foi inspirada de fato numa ex-sogra | Foto: Divulgação
Edibar: personagem que virou garoto-porpaganda de Apucarana pode ganhar estátua na cidade
Edibar: personagem que virou garoto-porpaganda de Apucarana pode ganhar estátua na cidade | Foto: Divulgação

Além de divertir os leitores da FOLHA em suas tirinhas diárias, Edibar tem levado seu humor peculiar a outras áreas. O desbocado personagem é o novo garoto propaganda da Prefeitura de Apucarana. O botequeiro fanfarrão tem ajudado a divulgar nas redes sociais do município diversas ações institucionais desenvolvidas em sua cidade natal.

Leia mais:

Azulejos: dos revestimentos à memória da cidade

Reconhecimento de cartunista da FOLHA transpõe fronteiras

“O povo de Apucarana tem muito orgulho do Edibar pelo fato de ele ter sido criado aqui na cidade. A prefeitura tem aproveitado o carisma do personagem para buscar uma maior interação principalmente entre o público jovem. Essa parceria surgiu a dois meses e desde então, o Edibar tem nos ajudado a divulgar a realização de cursos e várias outras ações realizadas no município”, destaca o jornalista Maurício Borges, secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de Apucarana.

Borges revela que Edibar poderá ser homenageado futuramente com a instalação de uma estátua sua em Apucarana. “Estamos avaliando a possibilidade de instalar uma estátua do Edibar na rua Dr. Oswaldo Cruz, que concentra vários bares e pizzarias. É uma forma de reconhecimento a esse personagem que conquistou fãs em todo o Brasil e também em Portugal e na África”, ressalta.

Edibar: personagem que virou garoto-porpaganda de Apucarana pode ganhar estátua na cidade
Edibar: personagem que virou garoto-porpaganda de Apucarana pode ganhar estátua na cidade | Foto: Divulgação

O CRIADOR E A CRIATURA

Criador do personagem que a cada ano vem conquistando um número maior de fãs dentro e fora do Brasil, o cartunista apucaranense Lucio Oliveira afirma que não imaginava que o Edibar faria tanto sucesso. “Para mim é uma grande surpresa e felicidade acompanhar essa evolução do personagem. Em março deste ano o Edibar ganhou o 18º Troféu na categoria "Melhor Coleção de Humor de Portugal” pelo voto do público. As aventuras do personagem são acompanhadas diariamente por cerca de 1 milhão de pessoas que residem no Brasil, África, Espanha, França e Estados Unidos. Não imaginava que o personagem ganharia toda repercussão quando o criei, em 2011”, afirma Oliveira.

O cartunista credita a popularidade de Edibar à simplicidade do personagem. “Acho que a conexão com as pessoas se dá pelo fato de todo mundo ter algum parente ou vizinho parecido com o Edibar. Ele é gente como a gente e conquista os leitores por sua humildade” afirma Oliveira ao lembrar como teve a inspiração para criar seu mais famoso cartoon.

“Eu morava em Apucarana e estava em uma missa quando um bêbado sem se dar conta do que estava acontecendo entrou na igreja, foi até o altar, acendeu um cigarro na chama de uma vela e saiu descontraidamente. Aquela cena inusitada arrancou risada de todos que estavam ali. Fui pra casa e comecei a pensar em criar um personagem com as mesmas características daquele bêbado”, comenta Oliveira.

O ambiente dos botecos retratados nas tirinhas já era bastante conhecido do cartunista, assim como a sogra que atormenta a vida de Edibar. “Eu frequentava muitos botecos e ficava impressionado com o que acontecia nesses lugares. Aproveitei essa familiaridade na hora de escrever as histórias do personagem. Já a dona Ana Conda foi inspirada em uma ex-sogra que eu tinha e que era uma verdadeira cobra e se intrometia em tudo. Então aproveitei as tirinhas como uma forma de me vingar dela”, revela.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link