| |

Nacional 5m de leitura

Seis times brigam pela Libertadores na rodada final do Brasileiro

Em 11º, São Paulo é quem tem a situação mais complicada e não depende só de si; Tricolor joga fora de casa contra o Goiás

ATUALIZAÇÃO
11 de novembro de 2022

Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
AUTOR

Com o título já definido a favor do Palmeiras, as emoções da última rodada do Campeonato Brasileiro estão reservadas para a disputa das três vagas restantes para a Libertadores da América em 2023. Seis clubes ainda brigam pela competição sul-americana e o São Paulo é quem tem a situação mais complicada e não depende só de si. 

São Paulo de Rogério Ceni calcula perder R$ 20 milhões se ficar de fora da Libertadores em 2023
  

Athletico, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo chegam vivos na rodada final. Os três primeiros têm chances de G6 e uma vaga direta na fase de grupos. Os demais lutam pelo G8, que garante uma posição na pré-Libertadores. Já estão garantidos no torneio na próxima temporada Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo. 

Como o Flamengo foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Brasileiro passou a distribuir mais sete vagas na Libertadores. Os seis primeiros vão para a fase de grupos e o sétimo e oitavo para a fase preliminar. 

O Athletico, que é o sexto, com 55 pontos, recebe o Botafogo, oitavo, com 53, em um confronto direto na Arena da Baixada. Em caso de vitória, o rubro-negro se garante no G6 e se empatar, na pior das hipóteses, fica no G8. O Alvinegro precisa vencer para não depender de ninguém. Se o Athletico for para a Libertadores ele abre a vaga do Paranaense para o Londrina, que assim estará na Copa do Brasil no ano que vem. 

Em sétimo, com 55 pontos, o Atlético-MG encara o Corinthians em São Paulo e se garante em caso de vitória. Em Belo Horizonte, o América-MG, nono colocado, com 52, recebe o virtualmente rebaixado Atlético-GO. O Fortaleza encara o Santos na Vila Belmiro e o São Paulo joga em Goiânia diante do Goiás. Todos os jogos acontecem no domingo (13), às 16h.

O Tricolor é o 11º, com 51 pontos, e precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados para se garantir na pré-Libertadores. Além de ganhar, tem que torcer para o Botafogo perder e América e Fortaleza não vencerem. 

A rodada final define também o último classificado para a Copa Sul-Americana. A briga é entre Red Bull Bragantino e Coritiba. O time paulista é o 14º, com 44 pontos, e joga com o Fluminense em casa. Já o Coxa está em 15º, com 42, e enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal. 

O rebaixamento para a série B está praticamente definido. Juventude, Avaí e Ceará já caíram. Em 17º, com 35 pontos, o Atlético-GO precisa de um milagre para escapar. Tem que vencer, torcer para o Cuiabá perder e ainda tirar uma diferença de seis gols no saldo. O campeão Palmeiras se despede diante do Internacional, no Beira-Rio. O Verdão defende a invencibilidade fora de casa e o Colorado precisa de um ponto para garantir o vice-campeonato. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS