O Londrina está fadado ao rebaixamento à Série C, e com a pior campanha entre os 20 participantes. Ao menos essa é a projeção feita pelo site do GE (globoesporte.com), que avaliou cinco critérios com uma pontuação específica: elenco (padrão técnico do time-base e as peças de reposição, 20 pontos), momento (analisa se o time chega motivado, se há muita pressão e como foram os resultados nos primeiros meses do ano, máximo 10 pontos), finanças (leva em conta as finanças e a administração, no máximo 10 pontos, sendo que os clubes que não publicaram seus balanços recebem a pontuação mínima), retrospecto (o histórico do clube em competições nacionais e como ele foi nas mais recentes, máximo 5 pontos) e casa (analisa como a equipe tira proveito de atuar no próprio estádio, máximo 10 pontos).

Imagem ilustrativa da imagem Simulação de site projeta LEC rebaixado e em último lugar
| Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Na avaliação da equipe do GE, o Londrina soma 15 pontos: 7 para o elenco, 3 para o fator casa, 3 pelo momento, 1 no retrospecto e 1 nas finanças. Os outros três clubes que na projeção do site também devem cair para a Série C são Novorizontino (16 pontos, em 19º lugar), Tombense (18 pontos, 18º) E Criciúma (23 pontos, 17º). Esses três vieram da Série C, junto com o Ituano, que na avaliação do GE deve terminar em uma posição intermediária. Pela projeção do site, Operário, Sampaio Corrêa e Ponte Preta brigarão para não cair. O Londrina estreia na Série B neste domingo (10), contra o Náutico, às 11h, no estádio do Café.

LEIA TAMBÉM:

Adilson evita meta de pontuação na Série B: "é jogo a jogo"

Adilson Batista sonha alto e quer Londrina na Série A

Já na parte de cima da tabela, a simulação aponta o Grêmio como o favorito ao título - e consequentemente ao acesso –, com 46 pontos. Cruzeiro (42), Vasco (38) e Sport (36) completariam o G4. A ferramenta publicada pelo site permite que o internauta faça suas próprias simulações.

CRUZEIRO PERDE E VASCO EMPATA NA ESTREIA

Os dois gigantes do futebol brasileiro integrantes da Série B que foram comprados recentemente por investidores estrearam com tropeços na competição. Jogando nesta sexta-feira à noite (8), o Cruzeiro perdeu por 2 a 0 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e o Vasco ficou no empate por 1 a 1 com o Vila Nova, em São Januário. No outro jogo que abriu a Série B, o Brusque derrotou o Guarani por 1 a 0, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.

A 1ª rodada será complementada com mais quatro jogos neste sábado (9): Chapecoense x Ituano (16h), Ponte Preta x Grêmio (16h30), Sport x Sampaio Corrêa (18h30) e Tombense x Operário (21h); no domingo, tem Londrina x Náutico, e em 4 de maio jogam Novorizontino x CRB e CSA x Criciúma.