Bom de grupo, poder rápido de reação, estrategista e atento ao setor ofensivo. Essas são apenas algumas das credenciais que o futuro treinador do Londrina precisará apresentar para conseguir tirar a equipe do buraco. Sucumbido à má fase alviceleste, Roberto Fonseca deixou o comando técnico no fim de semana.

Enquanto a diretoria não define quem será o comandante, o técnico do sub-20, Edison Borges, deverá ficar na beira do gramado
Enquanto a diretoria não define quem será o comandante, o técnico do sub-20, Edison Borges, deverá ficar na beira do gramado | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Em comunicado divulgado pelo clube, o Londrina afirmou que as duas partes entraram em comum acordo para a descontinuidade do trabalho. O auxiliar Roberto Fonseca Junior também foi desligado. Foi a quinta passagem de Fonseca pelo Tubarão. Ele chegou ainda durante o Paranaense, em março, no lugar de Silvinho Canuto. Foram 22 jogos, com seis vitórias, dez empates e seis derrotas, somando aproveitamento de 42,4%. Já na Série B do Brasileiro o percentual foi bem inferior: 23,3%.

A gota d’água para o fim da parceria foi a derrota para o Guarani por 1 a 0, na última sexta-feira (9), em pleno estádio do Café. O revés manteve o LEC na vice-lanterna com apenas sete pontos, mesma pontuação do último colocado Remo, que tem uma partida a menos. De dez rodadas, o Tubarão passou cinco na zona de rebaixamento. O time tem somente um triunfo na competição, com mais cinco derrotas e quatro igualdades.

Imagem ilustrativa da imagem Procura-se um técnico
| Foto: Folha Arte

Os jogadores voltaram aos treinamentos no domingo (11), iniciando a preparação para o próximo desafio, que acontece já nesta terça-feira (13), contra o Operário, em casa. As duas equipes irão se reencontrar uma semana após os reservas despacharem o Fantasma no Estadual e garantir a vaga Londrina na decisão. Enquanto a diretoria não define quem será o comandante, o técnico do sub-20 e membro da comissão fixa, Edison Borges, deverá ficar na beira do gramado.

OPÇÕES

A expectativa é que os dirigentes anunciem o novo nome ainda nesta semana, dada a pressa pela situação crítica que o Londrina atravessa. Alguns nomes já vêm sendo especulados, principalmente nas redes sociais, como o de Tcheco, que atualmente comanda o FC Cascavel, líder do grupo oito da Série D; e Gérson Gusmão, que está no Botafogo da Paraíba, que disputa a terceira divisão nacional.

‘ESTAMOS TRABALHANDO’

Independentemente de quem será o treinador, o escolhido encontrará um clima “pesado” no centro de treinamentos da SM Sports, o que nem os atletas conseguem esconder. “Somos nós que entramos nas quatro linhas. Momento difícil que estamos vivendo. Podem ter certeza que somos capazes e vamos conseguir sair dessa situação. Não tem ninguém aqui de sacanagem, só que as coisas não estão acontecendo. Às vezes é um pouco de detalhe e precisamos corrigir isso antes que seja tarde”, reconheceu o meia Adenílson.

O jogador, que pediu desculpas pelas atuações ruins do time, ainda destacou que o elenco tem se dedicado e está trabalhando para dar a tão esperando resposta, além de um futebol convincente. “O atleta tem que estar preparado para as duas situações: de glória e de derrota. Tem que ter foco, caprichar mais, me cobro na bola parada, passe. Todo jogo é difícil e estamos trabalhando. É falar menos e trabalhar mais. Colocar na cabeça que vamos conseguir, que todos nós somos capazes”, sustentou.

O adversário da vez voltou a vencer no sábado (10), fazendo 2 a 1 em cima do Brasil de Pelotas, no estádio Germano Krüger. O Operário figura na oitava posição, com 15 pontos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.