O último jogo do Londrina na Arena da Baixada ainda está na memória do torcedor alviceleste. No ano passado, o Tubarão derrotou o Athletico no seu estádio e quebrou um jejum de 26 anos sem ganhar do rival em Curitiba. No domingo (20), não precisa de tanto. Um simples empate garante o Alviceleste na semifinal do Campeonato Paranaense. A diferença agora é que para tentar reverter a vantagem londrinense, o rubro-negro vai escalar a sua equipe principal, diferente do time aspirante que atuou em 2021 e também no Café.

Com a contusão de Matheus Nogueira, Matheus Albino será o goleiro titular na Arena da Baixada
Com a contusão de Matheus Nogueira, Matheus Albino será o goleiro titular na Arena da Baixada | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Pela 10ª rodada da primeira fase do Estadual de 2021, no dia 12 de maio, o LEC derrotou o rubro-negro por 2 a 1, com gols de Luiz Henrique e Adenílson, e carimbou a sua classificação para as quartas de final. Foi a primeira vitória do Londrina no novo estádio atleticano, inaugurado em 1999. A última vitória do Tubarão em cima do Athletico em Curitiba havia sido em 1994.

O torcedor alviceleste espera que o final feliz se repita novamente no domingo. Como ganhou a primeira partida no estádio do Café, o LEC tem a vantagem do empate. O Athletico precisa ganhar por dois gols de diferença para avançar direto. Vitória por um gol leva a disputa para os pênaltis.

Além da vaga na semifinal, uma classificação garante também ao Londrina uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Os quatro primeiros colocados do Estadual têm vaga assegurada na competição nacional.

Punição

Athetico e Coritiba foram punidos com a perda de um mando de campo cada em razão dos incidentes registrados no Atletiba do dia 16 de fevereiro, no Couto Pereira. No entanto, a punição não será cumprida no jogo contra o Londrina, no domingo. A partida está confirmada para a Arena da Baixada.

Os rivais foram julgados pela 1ª Comissão Disciplinar do TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná), na noite de segunda-feira (14), e além da perda de mando, foram multados em R$ 70 mil e R$ 50 mil, respectivamente. No Atletiba, houve confronto entre as duas torcidas nas arquibancadas.

Da decisão, cabe recurso ao Pleno do TJD-PR e, após, ao Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), ambos com possibilidade de concessão de efeito suspensivo. Athletico e Coritiba prometem recorrer.

O Regulamento Geral de Competições determina o prazo de 10 dias entre a comunicação da decisão do TJD-PR à Federação Paranaense de Futebol e a partida em que se aplicará a penalidade. Com isso, a perda de mando não será aplicada no domingo e o confronto diante do LEC está garantido na Arena da Baixada, às 16h.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link