O Londrina venceu o Atlhetico por 2 a 1, na quarta-feira (12), e conquistou a sua terceira vitória seguida no Campeonato Paranaense. Mas não foi um triunfo qualquer. Quebrou um jejum de 27 anos sem vencer o rubro-negro em Curitiba e valeu a primeira vitória desde a inauguração da nova Arena da Baixada, em 1999.

Imagem ilustrativa da imagem LEC vence o Athletico, quebra tabu e se garante nas quartas
| Foto: Miguel Locatelli/Uaifoto/Folhapress

Com uma atuação impecável na primeira etapa, o Tubarão abriu 2 a 0, com gols de Luiz Henrique e Adenílson, e subiu para o quarto lugar, com 15 pontos. A pontuação já garante o Alviceleste nas quartas de final do Estadual e o jogo contra o FC Cascavel, no sábado (15), às 11h30, no estádio do Café, pela última rodada, vai determinar apenas a posição final na primeira fase e o adversário do mata-mata (a FPF alterou a data de sexta para sábado).

Já o Athletico, que usou a base do time sub-23, já que havia atuado pela Copa Sul-Americana na véspera, caiu para o sétimo lugar e terá que vencer o Toledo para não correr o risco de ficar fora da fase decisiva do Paranaense.

O Londrina dominou completamente o primeiro tempo na Arena e poderia ter construído uma goleada nos 45 minutos iniciais. Foram 12 finalizações do Tubarão contra apenas uma do rubro-negro.

Com cinco minutos, Adenílson já havia finalizado duas vezes com perigo, obrigando o goleiro Anderson a trabalhar. O goleiro atleticano salvaria a equipe em ao menos outras duas vezes, em arremates de Juan Matos, que substituiu Salatiel, vetado ainda no vestiário com uma lesão no adutor da coxa. O titular, no entanto, não fez falta.

Aos nove minutos, o lateral Luiz Henrique fez grande jogada, passou por três marcadores, invadiu a área e bateu forte cruzado, abrindo o placar. Melhor contratação do Alviceleste na temporada, o lateral novamente foi um dos melhores em campo.

O LEC continuava soberano na capital. Aos 18, após cruzamento da direita, Kleiton cortou mal e Adenílson pegou o rebote na entrada da grande área para aumentar.

O camisa 10 fez o seu melhor jogo no Paranaense, ditando o ritmo da equipe e distribuindo assistência. Ainda acertou a trave aos 39, após boa jogada de Safira pela ponta esquerda.

Athletico voltou pressionando e quase descontou com Mingotti. Aos 8, Luiz Henrique acertou a trave e quase marcou o terceiro do LEC. O Tubarão controlava bem a partida, mas com as alterações do técnico Roberto Fonseca o time foi recuando e dando espaço ao rubro-negro.

Por isso, passou sufoco nos minutos finais. Aos 40, Jajá descontou para o Furacão e o goleiro Dalton fez três grandes defesas para evitar o empate. No fim, comemoração do Alviceleste, que em um intervalo de três dias venceu com méritos a dupla Atletiba.

O lateral Luiz Henrique marcou o seu primeiro gol com a camisa do LEC e elogiou a atuação da equipe. "A equipe foi muito bem, consciente, aproveitamos as chances e soubemos sofrer bem no final do jogo. Estamos confiantes no trabalho que está sendo feito e agora vamos buscar para terminar entre os quatro primeiros", apontou.

Imagem ilustrativa da imagem LEC vence o Athletico, quebra tabu e se garante nas quartas
| Foto: Folha Arte

Paranaense

O Paranaense apresentou ainda outros cincos jogos na quarta-feira: Coritiba 1 x 1 Cianorte, Operário 9 x Cascavel CR, Maringá 2 x 0 Toledo, Azuriz 0 x 0 Paraná e FC Cascavel 0 x 0 Rio Branco.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Leonardo Ferreira Lima

Estádio: Arena da Baixada

Gols: Luiz Henrique, aos nove minutos e Adenílson, aos 18 do primeiro tempo e Jajá, aos 40 minutos do segundo tempo

Athletico 1

Anderson; Kleiton (Jajá), Lucas Halter (Luan Patrick), José Ivaldo e Vinicius Kauê (Elias Carioca); Alvarado, Kawan (Dudu) e Denner, Jáderson (João Victor) , Reinaldo e Mingotti. Téc.: Bruno Lazaroni

Londrina 2

Dalton; Luan Marchiori (Bidía), Marcondes, Lucas Costa e Luiz Henrique; Marcelo Freitas (Jean Henrique), Matheus Bianqui e Adenílson (Celsinho); Douglas Santos, Juan Matos (Uelber) e Safira (Gerônimo). Téc.: Roberto Fonseca

Leia mais sobre o LEC

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link