A temporada 2023 mal começou e o Londrina já vive o seu primeiro momento de turbulência no ano. Reflexo dos três jogos sem vencer no Campeonato Paranaense, que colocam o Tubarão na incômoda nona colocação do Estadual, com apenas um ponto. O clima de pressão e cobrança norteia o confronto desta quinta-feira (26) contra o Operário, às 20h, no estádio do Café.

O zagueiro Gabriel (azul) tem sido uma das boas peças do LEC neste início de ano; jogador atuou com Edinho no sub-20 em 2022
O zagueiro Gabriel (azul) tem sido uma das boas peças do LEC neste início de ano; jogador atuou com Edinho no sub-20 em 2022 | Foto: Sheyla Dantas/LEC

O LEC foca todas as suas atenções neste duelo e aposta como um divisor de águas para reagir na competição. Só os três pontos vão trazer de volta a tranquilidade e a confiança, sobretudo ao técnico Edinho, já ameaçado no cargo. O próprio treinador reconheceu que uma nova derrota pode significar a sua saída prematura do clube. Para manter o emprego, Edinho terá que superar os vários problemas de contusão que tem e colocar um time competitivo em campo.

"Perdemos peças importantes e não conseguimos repetir a formação. Este é o nosso desafio. Temos um time que briga, que luta e que tem vergonha na cara. E mesmo com todas as dificuldade vamos estar muito bem preparados para a partida", prometeu o comandante alviceleste.

O Londrina quer deixar para trás a péssima atuação na derrota para o Cianorte na rodada passada e se espelhar nas duas partidas iniciais, quando não ganhou, mas produziu bom futebol. "Quero deixar o jogo com o Cianorte como descarte e esquecer porque aconteceram muitas coisas atípicas todas ao mesmo tempo e lembrar dos dois primeiros onde entregamos muitas das propostas que trabalhamos. Se jogarmos da mesma forma tenho certeza que a vitória vai chegar", frisou.

Desfalques

As lesões continuam assombrando o LEC neste início de temporada. Com contusões graves no tornozelo e joelho, Clayton e Garraty, respectivamente, vão passar por cirurgias e só voltam a jogar no segundo semestre. Danilo Peu, Pedro Cacho e Júnior Dutra seguem no departamento médico. O volante colombiano Juan Díaz, com dores nas costas, é dúvida.

Com poucas opções no elenco, Edinho vai apostar novamente na juventude e os garotos Victor Hugo e Clinton serão titulares pela primeira vez. "Todo jogo no Londrina tem pressão. É um clube grande e isso faz parte. Sabemos da rivalidade que existe contra o Operário e estamos focados e fechados com o Edinho. Acreditamos que esta vitória virá", afirmou o zagueiro Gabriel, outra prata da casa que tem sido titular em 2023.

Gabriel terá um novo companheiro na defesa com a estreia do zagueiro Thawan, contratado na última semana. Com isso, Léo deixa a equipe. "Ninguém está satisfeito com esta situação. A torcida fica chateada e nós também. Mas o futebol sempre dá uma nova chance e tempos agora esta oportunidade para reverter o panorama e melhorar a nossa situação na tabela", apontou o goleiro Saulo.

Operário

Depois de terminar 2022 rebaixado para a série C do Brasileiro, o Operário começou bem o ano e tem 100% de aproveitamento até aqui. Lidera o Paranaense, ao lado de Athletico e Coritiba, com nove pontos. Sofreu apenas um gol em três jogos e ganhou na última rodada fora de casa do São-Joseense por 2 a 1.

"É um clássico do interior e existe todo um contexto por fora. Estamos muito motivados e confiantes e esperamos aproveitar o nosso momento bom e a pressão sobre eles. Mas sabemos que não teremos facilidades e temos que respeitar muito o Londrina", comentou o zagueiro Willian Machado.

Paranaense

A quarta rodada do Paranaense começou na tarde de quarta-feira em Paranaguá com Rio Branco e Aruko

Árbitro: Eduardo da Silva Silveira

Estádio: do Café

Horário: 20h

Londrina: Saulo; Léo Morais, Gabriel, Thawan e Felipe Vieira. João Paulo, Victor Hugo e Lucas de Sá. Victor Daniel, Pitbull e Clinton. Técnico: Edinho

Operário: Rafael Santos; Willian Machado, Paulo Sérgio e Índio. Yago Rocha, Ferreira, Alisson Taddei e Lucas Hipólito. Luidy, Felipe Augusto e Vinícius Mingotti. Técnico: Rafael Guanaes