| |

Série B 5m de leitura

Fonseca retorna ao LEC pela sexta vez em sua missão mais difícil

Oitavo técnico do Tubarão em 2023, treinador estreia na quinta (14) contra o Ituano, no Café, para iniciar meta de evitar o rebaixamento

ATUALIZAÇÃO
10 de setembro de 2023

Lucio Flávio Cruz
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Fonseca retorna ao LEC pela sexta vez em sua missão mais difícil

Roberto Fonseca será apresentado nesta segunda-feira (11) e inicia a sua sexta passagem como treinador do Londrina. O técnico chega com a difícil missão, para não falar quase impossível, de tirar o Alviceleste da zona do rebaixamento da Série B. Entre efetivos e interinos, Fonseca será o oitavo comandante do time em 2023. 

Roberto Fonseca foi a escolha do gestor Sérgio Malucelli após o fracasso na negociação com Gilson Kleina, que havia aceito o convite do empresário, mas depois voltou atrás e decidiu não vir mais. Jogador revelado pelo Londrina, Fonseca já treinou o clube em outras cinco oportunidades: 2005, 2007, 2018, 2019 e 2021. 

Certamente esta passagem é a mais desafiadora do treinador. O LEC é o penúltimo colocado do Brasileiro, com apenas 20 pontos. Faltando 11 rodadas para o término da competição, o Tubarão tem sete pontos a menos que o primeiro time fora da zona do rebaixamento. "Sabemos da situação, mas não tem nada perdido. Vamos trabalhar e focar nos resultados", declarou o treinador às redes sociais do clube. A estreia dele será na quinta-feira (14) diante do Ituano, às 18h30, no estádio do Café. 

Em 2023, Fonseca trabalhou no CSA e no Figueirense, na disputa da Série C. Roberto Fonseca é o oitavo treinador do Londrina no ano. Já passaram pelo clube nesta temporada Edinho, Omar Feitosa, Alexandre Gallo, PC Gusmão e Eduardo Souza, demitido na semana passada, após dois meses no comando. Dirigiram ainda o clube Edson Vieira e Franco Müller, de forma interina. 

Com situação dramática na Série B, o Londrina aposta na chegada de um treinador experiente e identificado com o clube. Fonseca já trabalhou em 10 edições de Série B em 11 clubes diferentes. A última justamente com o Londrina, em 2021. Para fugir da queda à Série C, o Londrina teria que conseguir oito vitórias em 11 rodadas a fim de atingir 44 pontos, pontuação suficiente para evitar o rebaixamento.

Histórico

Em 2018, Fonseca assumiu o LEC em situação parecida com a atual. O time estava na zona do rebaixamento da Série B, com 21 pontos, e o ex-zagueiro foi contratado na virada do turno. Comandado por Dagoberto, artilheiro daquela edição, com 17 gols, o LEC fez um grande segundo turno e terminou o Brasileiro em oitavo lugar, com 55 pontos. 

No entanto, em 2019, a passagem do treinador durou apenas uma partida. Após ser "emprestado" para dirigir o Novorizontino no Campeonato Paulista, Roberto Fonseca retornou para a Série B. Antes do início do Brasileiro, o LEC enfrentou o Bahia pela Copa do Brasil e foi goleado por 4 a 0, na Fonte Nova. Foi a primeira partida sob o comando de Fonseca na temporada e o treinador decidiu deixar o clube após a derrota em Salvador. 

Em 2021, Fonseca foi contratado em março durante o Paranaense e demitido em julho após a derrota por 1 a 0 para o Guarani, no estádio do Café, pela 10ª rodada da Série B. O treinador, na ocasião, deixou o LEC na penúltima colocação do Brasileiro, com sete pontos e uma única vitória. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS