O confronto com o Vasco na quinta-feira (29) é fundamental para as pretensões do Londrina na reta final da Série B. Em caso de vitória, o Tubarão vai igualar a pontuação do time carioca - a diferença hoje é de três pontos, 48 a 45 - e seguirá firme por uma vaga no G4. Uma derrota, no entanto, fará com que o LEC se distancie do rival e corra o risco de perder a quinta colocação.

Jogadores do LEC voltaram aos treinos na segunda-feira e buscam reação na série B diante do Vasco em São Januário
Jogadores do LEC voltaram aos treinos na segunda-feira e buscam reação na série B diante do Vasco em São Januário | Foto: Sheyla Dantas/Londrina EC

Para se reabilitar no Brasileiro, o Alviceleste aposta no seu retrospecto como visitante na competição. O Londrina tem a segunda melhor campanha longe do estádio do Café e no returno somou mais pontos fora do que em sua casa. No aproveitamento geral, o LEC somou 40% dos pontos como visitante. São cinco vitórias, três empates e sete derrotas. O melhor visitante é o líder Cruzeiro, que somou 24 pontos, com um aproveitamento de 53%.

Leia mais sobre o LEC

Adilson Batista evita desânimo e prega: "temos que acreditar"

Jogadores do LEC são convocados para Mundial de Futebol de Mesa

O desempenho do Londrina fora de casa melhorou no segundo turno. Dos 19 pontos conquistados na segunda metade do campeonato, 11 foram como visitante e oito no estádio do Café. Nas seis partidas do returno fora de casa, o Tubarão perdeu apenas um jogo - 1 a 0 para o Operário, em Ponta Grossa. Foram ainda três vitórias e dois empates.

"O nosso desempenho fora melhorou e isso tem sido importante. Vamos preparar um time forte e competitivo para fazermos um grande jogo em São Januário", frisou o técnico Adilson Batista, após a derrota para a Ponte Preta.

E no estádio vascaíno o Londrina tem um histórico de bons resultados. Além da inesquecível vitória por 2 a 0 pelo Brasileiro de 1977, com o maior público da história de São Januário, o Tubarão voltou a ganhar na casa do Vasco na Série B do ano passado, quando venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Marcelinho e Safira. Nesta temporada, no primeiro turno, o Vasco se deu melhor no Café e ganhou por 1 a 0.

Nas sete rodadas finais da Série B, o LEC fará quatro jogos como visitante. Além do Vasco, enfrenta o Guarani, o CSA e o Sampaio Corrêa. No Café, o Alviceleste recebe Grêmio, Sport e Ituano.

Do lado do Vasco, o time carioca aposta no seu retrospecto em casa para se manter no G4. O Cruz-maltino é um dos únicos três clubes - os outros são Cruzeiro e Tombense -, que ainda não perderam em seus domínios. O Vasco é o terceiro melhor mandante, com 77,7% de aproveitamento. São 35 pontos conquistados na Colina, com 10 vitórias e cinco empates.

Para a partida de quinta-feira, o técnico Adilson Batista não poderá contar com os atacantes Douglas Coutinho e Leandrinho, que estão suspensos. A delegação do LEC viaja na quarta-feira (28) para o Rio de Janeiro. O confronto, que será às 21h30, terá arbitragem de Wilton Pereira Sampaio da Fifa. O árbitro de Goiás será um do quadro de arbitragem do Brasil na Copa do Mundo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link