Os irmãos Leonardo Gonçalves e Roger Ferracin, que integram a equipe de futebol de mesa do Londrina, foram convocados pela seleção de Portugal para a disputa do Campeonato Mundial, que será disputado em São Paulo entre os dias 8 e 11 de outubro.

Roger Ferracin: "Estar entre os melhores do mundo no esporte que a gente ama é um sonho"
Roger Ferracin: "Estar entre os melhores do mundo no esporte que a gente ama é um sonho" | Foto: Lucas Sotana

Com cidadania portuguesa - o avô veio de Portugal para o Brasil com 17 anos - a dupla se destacou ao longo da temporada vestindo as cores do Tubarão e abriu caminho para a convocação. Em 2022, o LEC conquistou o Campeonato Brasileiro por equipes, na modalidade Subbuteo, teve boa participação no individual e também na Copa do Brasil.

Leia também

Apaixonados pelo Londrina e pelo futebol de mesa

"Esta convocação é um motivo de bastante orgulho para nós. Tem a parte sentimental, meu avô olhando pela gente, muito feliz. E vai ser um sonho jogar um Mundial. Estar entre os melhores do mundo no esporte que a gente ama e que pratica desde criança realmente é um sonho", afirmou Roger Ferracin, 29 anos.

Cinco anos mais novo que o irmão, Leonardo Gonçalves chega confiante no Mundial em razão dos bons resultados alcançados no ano. O atleta foi vice-campeão paranaense, ficou entre os sete melhores da Copa do Brasil e entre os 20 melhores do Campeonato Brasileiro.

Leonardo Gonçalves teve bons resultados individuais no ano e chega confiante ao Mundial
Leonardo Gonçalves teve bons resultados individuais no ano e chega confiante ao Mundial | Foto: Lucas Sotana

"Foi um ano de evolução no meu desempenho, tanto do ponto de vista mental quanto tático. Mudei algumas medidas do meu jogo para acompanhar a evolução dos adversários e entrei no ano empenhado a jogar bem e os resultados foram aparecendo", frisou Gonçalves, que em 2016 foi campeão brasileiro sub-18 já vestindo a camisa do LEC. "Vamos jogar com os melhores dos melhores, mas acredito que vou buscar um algo mais e não vou me contentar apenas em participar".

Após uma parceria inicial em 2016, o projeto de ter uma equipe de futebol de mesa atrelada ao LEC voltou forte em 2022 e aí nasceu o Londrina Futmesa. Os irmãos não têm dúvidas em afirmar que a visibilidade que a equipe ganhou na parceria com o LEC foi fundamental para a melhora técnica dos jogadores e para que eles fossem convocados para disputar o Mundial.

"A união com o LEC tem trazido muitos frutos, como a exposição na mídia e a chegada de novos adeptos e interessados em jogar. E nos motiva a jogar no nosso time de coração, a treinar cada vez mais para podermos jogar em alto nível", comentou Ferracin, que nasceu em Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina) e hoje mora em Curitiba. "É uma responsabilidade muito grande representar um país inteiro em uma competição deste nível e também de levar o nome do Londrina para um torneio mundial", destacou Leonardo Gonçalves.

O Mundial de Futebol de Mesa será disputado na sede do clube Dalmásio, em São Paulo, e vai reunir dezenas de botonistas de países como Brasil, Portugal, Chile, Espanha, Hungria, Itália, Romênia e Japão. A competição é organizada pela Confederação Internacional de Tênis de Mesa (ITFC, na sigla em inglês).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link