A união de duas paixões levou três londrinenses a procurar o Londrina para que o clube tivesse uma equipe de futebol de mesa. Lucas Prando Ferreira, Lucas Sotana e Fernando Mazini comandam o time que agora representa o Tubarão em competições estaduais e nacionais.

Primeira aparição do time do LEC de futebol de mesa foi em um amistoso contra o São Paulo
Primeira aparição do time do LEC de futebol de mesa foi em um amistoso contra o São Paulo | Foto: Jefferson Bachega/LEC

A parceria começou no início de 2022 e a equipe tem 30 jogadores, a maioria de Londrina, mas com integrantes também de Cambé, Curitiba e Santa Catarina. O grupo já se reunia para jogar “futebol de botão” pelo Clube Belavistense de Bela Vista do Paraíso, na Região Metropolitana de Londrina. A equipe ainda usa no local uma sala para os treinamentos semanais.

“Comecei a jogar com oito, nove anos, após o meu pai me levar para ver um campeonato brasileiro e nunca mais parei. E como somos torcedores fanáticos do Londrina pensamos em poder jogar e representar o time da nossa cidade”, afirma Lucas Prando, coordenador da equipe.

A primeira tentativa de parceria foi em 2016, que acabou não sendo concretizada. No final do ano passado, o projeto foi apresentado ao clube novamente e desta vez aprovado pelo Conselho de Representantes do LEC.

Time conta com 30 jogadores e vê na parceria com o Londrina  a chance de unir duas paixões
Time conta com 30 jogadores e vê na parceria com o Londrina a chance de unir duas paixões | Foto: Jefferson Bachega/LEC

“Usamos as cores e as marcas do LEC, sem nenhuma contrapartida financeira do clube. Buscamos os nossos parceiros e patrocinadores para ajudar nos nossos custos”, ressalta Prando.

A primeira aparição da nova equipe alviceleste foi em um torneio amistoso realizado contra o São Paulo no mês de fevereiro em um shopping da cidade. O time londrinense tem a equipe adulta e a máster, formada por atletas acima de 48 anos.

A equipe do Londrina está disputando o Campeonato Paranaense e ainda durante o ano vai jogar o Campeonato Brasileiro Individual, em junho, em São Paulo, o Brasileiro por Equipes, em novembro, em Caruaru (PE), e a Copa do Brasil, que ocorre em setembro, em Londrina.

novas modalidades

Atualmente, além do futebol, o Londrina tem parceria com o basquete – o contrato atual está sendo discutido pelo clube para uma possível renovação – e o Instituto Pernas Preciosas, que desenvolve atividades esportivas, culturais e educacionais para a inclusão de pessoas com deficiência.

O Conselho do clube discute também a aprovação da parceria com a equipe de futebol e futsal feminino do Colégio Tsuro Oguido, que já jogou com as cores alvicelestes em anos anteriores.

“Estamos muito felizes pelo Londrina nos ter aberto as portas. Para nós, que somos torcedores do clube, é fantástico unir o nosso hobby, o nosso esporte, com a marca do LEC”, aponta Prando. “Acredito que o Londrina tem muito a ganhar abrindo esta possibilidade para outras modalidades. É uma forma de atrair novos torcedores, levar as pessoas para o estádio e divulgar para outros públicos a marca do LEC”

A equipe de futebol de mesa do LEC conta com os seguintes patrocinadores: Imobiliária Inglaterra, GVR 3D Impressões, Point Comex, @Contabilidade Digital, Multi Urbano, Parquelândia, GW Green Watts, Vittamax, Colégio Educar e System Comex.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link