O empate com o Maringá vai obrigar o Londrina a pontuar nas duas últimas rodadas do Campeonato Paranaense para garantir um lugar nas quartas de final do Estadual. A disputa pela classificação promete ser acirrada e cinco times disputam as três últimas vagas para a próxima fase.

Vinícius Jaú estreou no domingo e é uma opção a mais para o ataque do Londrina  na sequência da temporada
Vinícius Jaú estreou no domingo e é uma opção a mais para o ataque do Londrina na sequência da temporada | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Com 10 pontos, o LEC se mantém em sétimo lugar e, nas projeções da comissão técnica, vai precisar de pelo menos mais dois pontos para garantir uma posição nas quartas de final. O Tubarão encara o Coritiba na quarta-feira (15), no Couto Pereira, e recebe o Athletico na última rodada, no dia 26, no estádio do Café. O Estadual não terá rodada no próximo fim de semana, em razão do carnaval.

Leia mais sobre o LEC

Debaixo de um temporal, Londrina e Maringá empatam no Café

Omar Feitosa projeta crescimento do LEC com reforços

"Acreditamos que com 12 pontos entramos em oitavo. De repente até com 11, pelos confrontos que têm e pelo que as equipes vêm jogando", afirmou o técnico Omar Feitosa. "A disputa está bem acirrada nesta parte da tabela e temos que saber lidar com isso. Temos que focar no jogo do Coritiba, tentar pontuar e, se possível, buscar a vitória".

Além do LEC, pelo menos outras quatro equipes lutam pela classificação: FC Cascavel, o sexto, com 11, São-joseense, que fecha a zona de classificação em oitavo, com nove pontos, Aruko também com nove e Azuriz, com sete. Rio Branco, com quatro, e o lanterna Foz do Iguaçu, com três, ocupam a zona do rebaixamento e vão brigar apenas para não cair. Na parte de cima da tabela, Athletico, Operário, Coritiba, Cianorte e Maringá já estão garantidos na próxima fase.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco equipes brigam por três vagas no Paranaense
| Foto: Lucio Flávio Cruz

Para fugir da sétima ou oitava colocação, que poderia colocar o Londrina em um mata mata com Athletico ou Coritiba, o Alviceleste teria que somar pelo menos quatro pontos nas duas rodadas finais e depender de outros resultados. O FC Cascavel, que está em sexto, com um ponto a mais que o Tubarão, ainda tem três jogos a disputar, já que a partida contra o Coritiba, pela oitava rodada, foi transferida para domingo (19), no estádio Olímpico.

A segunda fase é disputada em jogos de ida e volta e os confrontos respeitam a classificação final da primeira fase: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. A meta do Londrina é se classificar e chegar à semifinal, o que garantiria uma vaga na Copa do Brasil de 2024.

Para o atacante Júnior Dutra, a chegada de jogadores experientes torna o Londrina um time mais forte e com atletas acostumados a jogos "grandes". Dutra entrou no segundo tempo contra o Maringá e fez a sua estreia com a camisa alviceleste. O centroavante pode começar como titular no Couto Pereira.

"É um trabalho novo, com jogadores chegando e ainda vamos crescer. Contra o Coritiba é um jogo grande, difícil e já tive vários assim na minha carreira. É o tipo de jogo que gosto de jogar e quando você pensa em ser campeão tem que ganhar de quem está na sua frente", apontou o centroavante. "Para um time que tem pretensões grandes no ano você não pode olhar para Coritiba e Athletico e achar que não pode ganhar. Temos sim que respeitar, mas acreditar. Eu acredito nos meus companheiros e neste clube".

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link